Atualidades Vestibulares e Enem - Novembro de 2025
Além de cobrar o conhecimento e habilidades das disciplinas tradicionais ensinadas na escola, o Enem e outros vestibulares, como Fuvest, Unicamp e Unesp, requerem também que os candidatos tenha conhecimentos sobre acontecimentos da atualidade.
Professores destacam a importância dos candidatos acompanharem notícias do Brasil e do Mundo, já que esses acontecimentos podem contextualizar questões de diferentes disciplinas. A intertextualidade é uma das formas utilizadas para abordar atualidades com outros conteúdos.
Para auxiliar no processo de preparação e estudos de atualidades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares o Brasil Escola seleciona os principais acontecimentos do mês. Os assuntos principais podem são aprofundados nos links e videoaulas presentes no site.
Ao final da página é possível encontrar os artigos de atualidades de cada mês.
Tópicos deste artigo
2025
COP 30 em Belém
A 30ª Conferência das Nações Unidas (COP 30) sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) foi realizada entre os dias 10 e 22 de novembro. O encontro internacional reuniu lideranças nacionais, diplomatas, especialistas, Organizações Não Governamentais (ONGs), cientistas, ativistas e representantes da de centenas de países.
Como resultado, houve a aprovação de 29 documentos por 195 países que participaram da conferência. O conjunto dos textos aprovados ficou conhecido como Pacote de Belém e pode ser consultado no site da ONU.
Ao todo, 122 países apresentaram as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinada, da sigla em inglês NDC (Nationally Determined Contributions). As NDC consistem em metas e compromissos para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Novas versões são apresentadas a cada cinco anos.
Foi criado durante a COP 30 o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, um mecanismo inédito de financiamento para que os países contribuam em prol da preservação das florestas tropicais. Cerca de US$ 6,7 bilhões já foram mobilizados para o fundo, segundo a presidência da COP deste ano.
Em Belém, os países assinaram o compromisso de triplicar o financiamento destinado para adaptação às mudanças climáticas até 2035. Houve também a aprovação do Plano de Ação de Gênero, que tem como objetivo promover a liderança de mulheres indígenas, afrodescendentes e rurais, por meio da ampliação do orçamento de ações relacionados à questão de gênero.
Entenda como a COP 30 pode cair nas provas do Enem e vestibulares
Veja também: Durante a COP 30, escolas criam soluções sustentáveis
Tornado no Paraná
Um tornado atingiu cidades do Paraná no início de novembro. A cidade mais afetada foi Rio Bonito do Iguaçu. O município paranaense teve 90% de sua área urbana com danos na infraestrutura, segundo a Defesa Civil do estado. Ao todo, seis pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
A tempestade foi definida como categoria F3, com ventos que chegaram até 250 quilômetros por hora, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Entenda a diferença entre tornado, ciclone e furacão na videoaula abaixo:
Teste seus conhecimentos sobre problemas ambientais
Anvisa aprova vacina da dengue
A vacina da dengue produzida pelo Butantan foi registrada e aprovada na quarta-feira, 26 de novembro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O objetivo é iniciar a aplicação do imunizante já em 2026, de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Instituto Butantan, há um milhão de unidades prontas para distribuição.
Esse é o primeiro imunizante contra a doença aplicado em apenas uma dose em pessoas de 12 a 59 anos. Até meados do ano que vem, a estimativa é que estejam disponíveis mais de 30 milhões de doses da vacina da dengue.
Saiba mais: Como são produzidas as vacinas?
Megaoperação no Rio de Janeiro
Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na capital do estado. O objetivo da ação foi de frear o avenço territorial do Comando Vermelho (CV) e prender lideranças criminosas.
A operação aconteceu no dia 28 de outubro, nesse mesmo dia foram confirmadas 64 mortes. No entanto, na madrugada para o dia 29, moradores encontraram cerca de 57 corpos na região de mata do Complexo da Penha. Quatro policiais morrem na ação.
Encontro entre Lula e Trump
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o representando de Comércio dos Estados Unidos da América, Jamieson Greer, se reuniram na Casa Branca para negocias a taxação de 50% do país norte-americano sobre produtos brasileiros.
Após esse encontro ocorreu uma ligação entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos da América, Donald Trump. A reunião física entre os dois líderes aconteceu no final do mês. Segundo Lula, foi um ótimo encontro em que os presidentes discutiram a agenda comercial e econômica do Brasil.
O encontro aconteceu em Kuala Lumpur, na Malásia, onde os líderes estavam reunidos para a 47ª cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Esse foi a primeira reunião formal entre os dois presidentes, desde o início do governo Trump.
Veja as características do governo de Donald Trump.
Roubo no Museu do Louvre
Na manhã do dia 19 de outubro o Museu do Louvre, em Paris, França, foi alvo de uma quadrilha. A ação foi realizada durante a luz do dia, enquanto visitante começavam a chegar no museu, e visou a Galeria de Apolo, que abriga joias da família real francesa.
A quadrilha, formada por quatro homens, entrarou no prédio da galeria à 9h30, utilizando um caminhão com uma escada. Segundo imagem obtidas pela emissora francesa BFMTV, os ladrões vestiam colete de alta visibilidade e utilizaram ferramenta para forçar a abertura do local em que eram guardadas as joias roubadas.
Cessar-fogo em Gaza
O governo do Israel e o grupo palestino Hamas firmaram acordo para acabar com a guerra em Gaza, a mediação para o acordo foi realiza por líderes do Catar, Egito, Turquia e Estados Unidos. O acordo dizia que Israel retiraria parte de suas tropas da Faixa de Gaza, interromperia ofensivas e permitiria entrada de ajuda humanitária, enquanto o Hamas libertaria reféns israelenses.
No entanto, o cessar-fogo não soluciona questões como o desarmamento do Hamas e o cronograma de retirada faz forças israelenses do território palestino.
Tanto o Hamas quanto Israel libertaram alguns reféns, enquanto milhares de palestinos voltaram ao território de Gaza. Apesar dos acordos, Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza algumas vezes depois do decreto do cessar-fogo.
Entenda mais sobre os conlfitos em Gaza e suas motivações.
Diretriz da pressão arterial
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Hipertensão publicaram um documento que consta a nova diretriz sobre o manejo da pressão arterial considerando 12 por 8 como indicador de pré-hipertensão.
Isso acontece para poder ser identificado de forma precoce o quadro em pessoas com risco e incentivar intervenções não medicamentosas na intenção de não haver a evolução do quadro. Entenda mais sobre a pressão arterial.
Intoxicação por metanol
O metanol, substância também chamada de álcool metílico, provocou casos de intoxicação após a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo. Uma morte foi confirmada e outras seguem em investigação.
O composto é utilizado pela indústria na fabricação de solventes e combustíveis. Quando ingerido, após sua metabolização, ocorre a liberação de substâncias agressivas para o organismo que podem afetar o sistema gastrointestinal e nervoso. Uma das consequências é a insuficiência respiratória e cegueira.
Entenda mais sobre o que é o metanol, para que serve e os riscos à saúde.
Lei contra adultização das crianças é sancionada
Foi sancionada no dia 17 de setembro a Lei nº 15.211/2025, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital. A legislação busca proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
Nesse sentido, a medida obriga plataformas digitais a terem iniciativas para prevenir riscos de crianças e adolescentes de acessarem conteúdos ilegais e impróprios. Serão aplicadas regras para supervisão dos pais e responsáveis, como também mecanismos mais confiáveis para verificar a idade dos usuários.
Saiba como o tema adultização infantil pode cair na redação do Enem.
Assembleia Geral da ONU
A 80ª edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorreu entre os dias 23 e 29 de setembro e contou com a participação de chefes de Estado que fazem parte da instituição, bem como autoridades das nações. Esse encontro é a principal mecanismo d de formulação de políticas globais da ONU.
Entenda como a Assembleia Geral da ONU pode cair nas provas do Enem e vestibulares.
Carteira Nacional do Professor
A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é uma iniciativa lançada pelo governo federal como forma de reconhecimento e valorização profissional. O documento tem como objetivo garantir benefícios e vantagens exclusivas para educadores e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil.
Tarifaço
O presidente dos Estados Unidos da América promove tarifaço de 50% a produtos brasileiros exportados para o país norte-americano. A medida afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado estadunidense, o que representa apenas 4% das exportações brasileiras.
Apesar disso, 694 produtos do Brasil ficaram fora do tarifaço promovido pela presidente estadunidense, Donald Trump. Produtos como suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizante e peças e componentes de aeronaves, bem como celulose, metais precisos, energia e produtos energéticos não foram afetados pelas medidas econômicas.
Morte de Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Veríssimo morreu na madrugada do dia 30 de agosto devido a complicações no quadro de uma grave pneumonia. O escrito gaúcho estava internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Moinho dos Ventos, em Porto Alegre, desde o dia 11 de agosto.
Mapa da fome
No dia 28 de julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. Os dados foram divulgados na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares, que ocorreu no final do mês na Etiópia.
Conforme o estudo Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 da ONU, o país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
Brics 2025
Nos dias 6 e 7 de julho, a cidade do Rio de Janeiro sediou a 17ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro é um fórum de articulação político-diplomática e de cooperação em diversas áreas. Anualmente os chefes de Estado se encontram para debater os eixos sugeridos.
Imposto IOF
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que havia sofrido reajuste após anúncio de mudanças nas alíquotas pelo Governo Federal, teve mudanças revogadas após votação da Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Essa é a primeira vez em mais de 30 anos que o Legislativo derruba decreto presencial, segundo a Câmara.
O IOF é um tributo federal aplicado em operações de câmbios, juros em cartões de crédito e compras internacionais, explica o professor de Geografia Yuri Xavier.
Encontro do G7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste mês da Cúpula do G7, a convite do governo do Canadá, na cidade de Kanaskis.
O motivo principal foi o debate sobre a segurança energética, especialmente no que se refere à tecnologia e inovação, diversificação, e viabilização de cadeias produtivas de minerais críticos, infraestrutura e investimento, afirma o Planalto.
Vacina da dengue
Uma vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, está sendo avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a expectativa é de que o imunizante seja utilizado no programa de vacinação em 2026.
Irã x Israel
No dia 12 de junho, Israel realizou bombardeios em centrais nucleares, instalações militares e cidades do Irã, o que provocou um conflito intenso entre os dois países que se estende pela segunda quinzena do mês.
Entre os ataques, está o bombardeio feito por Israel a um prédio da Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã (IRBI).
Os Estados Unidos realizaram ataques a instalações iranianas na operação chamada "Operação Martelo da Meia-Noite". Fato intensificou conflito no Oriente Médio.
Saiba mais: História, conflitos e videoaulas sobre o Oriente Médio
Escândalo do INSS
Investigações da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União revelaram um esquema bilionário de fraudes no INSS. Eram realizados descontos e empréstimos em aposentadorias, sem o consentimento dos beneficiários.
Os descontos ilegais começaram em 2019 e foram até 2024, não se sabe exatamente o valor desviado, mas a cifra pode chegar até 6,3 bilhões.
Proibição de cursos EaD
As regras da EaD foram modificadas com a Nova Política de Educação a Distância (EaD), a assinatura de decreto foi realizada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com isso, a oferta de cursos superiores realizados pela internet, de forma online, passou por mudanças e deve obedecer às novas regras anunciadas. Agora, cursos superiores como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ter suas aulas ministradas exclusivamente no modelo presencial.
O Ministério da Educação (MEC) criou o novo formato de oferta semipresencial, bem como definiu regras para aulas virtuais síncronas com mediação e interação dos estudantes.
Eleição do Papa Leão XIV
O Vaticano anunciou no dia 8 de maio, que Robert Francis Prevost, 69 anos, dos Estados Unidos, é o novo papa. O pontífice, que adotou o nome de Leão XIV.
A divulgação do novo papa foi feita pelo cardeal Dominique Mamberti em latim. "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam" ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa"). Ele é o primeiro Papa nascido nos Estados-Unidos e o segundo nascido no continente americano, sua carreira eclesiástica foi feita no Peru, país que ele também é cidadão.
Veja a lista de todos os Papas da Igreja Católica
Guerra tarifária entre Estados Unidos e China
Após o anúncio de “tarifas recíprocas” do governo dos Estados Unidos, a China aumenta tarifas de importações de produtos estadunidenses. Inicialmente a tarifa imposta a produtos chineses foi de 34%, no entanto o Ministério das Finanças da China anunciou uma retaliação à medida, que levou a um aumento da tarifa por parte da Casa Branca.
As tarifas chegaram a 125% na China sobre produtos norte-americanos e 145% nos Estados Unidos sobre produtos cineses. O aumento ocorreu após a China não ceder à pressão imposta por Donald Trump, presidente norte-americano. A China é a segunda maior economia do mundo e segundo pais país a importar para os EUA.
Entenda mais sobre importação e exportação
Falecimento do Papa Francisco
Morre Papa Francisco, líder da Igreja Católica há 12 anos. O pontífice faleceu no dia 21 de abril, segunda-feira após o Domingo de Páscoa, devido a um AVC, coma e uma parada cardiorespiratória. O funeral aconteceu em nove dias e reuniu cardeais e fiéis do mundo todo.
Leia a bibliografia do Papa Francisco
Oscar 2025
No dia 2 de março, o filme brasileiro "Ainda estou aqui" ganhou o Oscar 2025 de melhor filme estrangeiro, deixando os brasileiros orgulhosos. O cinesta Walter Salles subiu ao palco para receber o prêmio. O longa-metragem também concorreu à estatueta de melhor filme, mas não foi escolhido.
Saiba mais sobre o livro e filme "Ainda estou aqui"
5 anos do decreto da Covid-19
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou há, cinco anos, no dia 11 de março de 2020, o início da pandemia da Covid-19, também conhecida como Coronavírus. Estudar sobre a doença é importante para se dar bem em processos seletivos, como vestibulares e Enem 2025.
Na ocasião, o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a gravidade da doença, descoberta em janeiro de 2022, após a identificação do primeiro caso da doença na cidade de Wuhan, no sudeste da China. Desde então, a Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, espalhou-se por todo o mundo.
O primeiro caso de covid-19 no Brasil foi anunciado no dia 26 de fevereiro de 2020, em um hospital particular da cidade de São Paulo. Desde então, o país enfrentou várias ondas da doença, devido ao aumento expressivo no número de pessoas infectadas.
Covid-19: decreto do início da pandemia completa 5 anos
Desmatamento no Cerrado
Informações do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) mostram que o desmatamento no Cerrado reduziu em 33% no ano de 2024 em relação ao ano de 2023. O sistema é responsabilidade do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dados foram divulgados pelo Ipam no dia 6 de fevereiro.
Enquanto o desmatamento no bioma no ano passado atingiu uma área de 712 mil hectares, em 2023 foi de 1 milhão de hectares. Entretanto, especialistas alertam que a área desmatada continua muito alta.
Produção industrial em crescimento
A produção industrial brasileira conquistou um crescimento de 3,1% no ano passado se comparado a 2023. É o que mostram os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado anual é o terceiro maior dos últimos 15 anos.
Trump e Gaza
Neste mês, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse sobre seu plano em assumir o controle da Faixa de Gaza. A fala aconteceu durante encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
No anúncio de Trump, ele menciona a intenção de realocar palestinos para países vizinhos e a reconstrução do território atingido pela guerra para se tornar, em suas palavras, a "Riviera do Oriente Médio". Além disso, o presidente estadunidense não descartou o envio de tropas para a região.
Alerta de surtos de dengue nas Américas
Um alerta epidemiológico sobre o risco de surtos de dengue do tipo 3 foi emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para as Américas.
Nesse sentido, a organização pediu aos países reforçarem a vigilância, o diagnóstico precoce, como também a gestão clínica para o enfrentamento de um potencial aumento de casos de dengue.
Características e o ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue
Posse de prefeitos e vereadores
No dia 1º de janeiro, 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores eleitos em outubro de 2024 tomaram posse nas suas cidades. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE informou ainda que 3.077prefeitos e vice-prefeitos encontram-se no primeiro mandato. Já 2.466 políticos estão assumindo seu segundo mandato.
Saiba qual é a função do prefeito e do vereador
Fake news sobre Pix
No dia 1º de janeiro, a Receita Federal (RF) informou que uma nova norma interna aumentaria o serviço de monitoramento de transações financeiras, que incluíam bancos digitais, Pix e cartões de crédito. Em relação ao Pix, de acordo com a RF, a principal mudança seria a ampliação da fiscalização para transferências Pix acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
Alguns dias depois, circularam diversas fake news sobre uma suposta taxação do Pix por parte do Governo. Os dados falsos foram divulgados especialmente nas redes sociais, gerando apreensão em algumas pessoas.
Por causa do alvoroço nas redes sociais e, especialmente, pelas fake news, no dia 15 de janeiro, o Governo anunciou a revogação dessa nova norma interna da Receita Federal. Segundo o Governo, será editada uma Medida Provisória (MP) com o objetivo de proibir cobrança diferenciada em transações em Pix e em dinheiro.
Presidência Brics
No dia 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics pela quarta vez. Conforme o governo federal, o foco do comando brasileiro é ter uma governança global mais sustentável e inclusiva, estímulo à cooperação econômica e por financiamento contra as mudanças climáticas.
O lema da presidência é “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
3º mandato de Maduro
Nicolás Maduro assumiu o seu terceiro mandato como presidente da Venezuela no dia 10 de janeiro. O político deve ficar no comando até 2031. O presidente Lula foi convidado para a cerimônia de posse, mas não compareceu.
Maduro anunciou que deve editar decreto para criar uma comissão com o objetivo de elaborar uma reforma constitucional para, em suas palavras, consolidar “a soberania popular” com a construção de um novo modelo de Estado, então chamado de “Estado comunal”, projeto inicialmente idealizado pelo ex-presidente Hugo Chávez.
Posse de Trump
Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez no dia 20 de janeiro. No mesmo dia anunciou diversos decretos. Veja abaixo os principais:
-
Saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS);
-
Combate à imigração ilegal;
-
Perdão aos presos no dia 6 de janeiro de 2021 (invasão ao Capitólio);
-
Retomada do canal de Panamá.
