Atualidades podem cair nas provas do Enem e vestibulares e, por isso, devem ser levadas em consideração pelos vestibulandos no processo de preparação para as provas de acesso ao ensino superior.
Em setembro de 2025, no âmbito nacional, houve a divulgação da nova diretriz brasileira em relação à pressão arterial, queda de avião com o arquiteto chinês criador do termo cidades-esponja e a assinatura de um acordo sobre transição energética. Internacionalmente, aconteceu a 80ª edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Aprofunde os conhecimentos sobre os assuntos e temáticas por meio dos hiperlinks que direcionam para artigos e videoaulas.
Brasil
Diretriz da pressão arterial
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Hipertensão publicaram um documento que consta a nova diretriz sobre o manejo da pressão arterial considerando 12 por 8 como indicador de pré-hipertensão.
Isso acontece para poder ser identificado de forma precoce o quadro em pessoas com risco e incentivar intervenções não medicamentosas na intenção de não haver a evolução do quadro. Entenda mais sobre a pressão arterial.
Teste seus conhecimentos sobre o coração humano com esta lista de exercícios
Crédito: Divulgação / SESA / Governo do Paraná.
Intoxicação por metanol
O metanol, substância também chamada de álcool metílico, provocou casos de intoxicação após a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo. Uma morte foi confirmada e outras seguem em investigação.
O composto é utilizado pela indústria na fabricação de solventes e combustíveis. Quando ingerido, após sua metabolização, ocorre a liberação de substâncias agressivas para o organismo que podem afetar o sistema gastrointestinal e nervoso. Uma das consequências é a insuficiência respiratória e cegueira.
Entenda mais sobre o que é o metanol, para que serve e os riscos à saúde.
Crédito: Shutterstock.
Teste seus conhecimentos sobre biocombustíveis
Transição energética
Foi assinada no dia 22 de setembro uma carta conjunta em defesa da transição energética justa e equitativa. O documento reforça a urgência em avançar a produção e consumo de energias limpas, conforme compromissos da 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-28). Brasil e mais 16 nações assinaram a carta.
O Fórum Global de Transições Energéticas foi criado para atuar como ambiente de cooperação de nações, bancos, empresas e instituições internacionais para aumento de investimentos, redução de riscos e apoio a países em desenvolvimento.
O objetivo é instalar 11 terawatts de capacidade em energias renováveis até 2030, como também triplicar a geração limpa e dobrar a eficiência energética do mesmo período.
Fique por dentro do funcionamento das fontes renováveis de energia na videoaula a seguir:
Casos de sarampo
Aumento de 34 vezes na quantidade de casos de sarampo nos países das Américas foi registrado e comunicado em alerta da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em dez países americanos foram identificados mais de 10 mil casos da doença e 18 mortes.
Os óbitos estão em sua maioria confirmados no México, Estados Unidos e Canadá. Apesar do Brasil apresentar poucos casos, a região está em alerta diante da alta transmissibilidade do vírus.
Faça exercícios sobre vírus e suas características
Tremor em Minas Gerais
Estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram tremores em Minas Gerais, na região de Contagem e Belo Horizonte. O primeiro atingiu 2.9 na escala Rischter (mR), enquanto o segundo marcou 2.5 mR.
Minas Gerais é o estado brasileiro com mais ocorrências de abalos sísmicos já registrados no país.
Assista a esta videoaula sobre terremotos.
Lei contra adultização das crianças é sancionada
Foi sancionada no dia 17 de setembro a Lei nº 15.211/2025, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital. A legislação busca proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
Nesse sentido, a medida obriga plataformas digitais a terem iniciativas para prevenir riscos de crianças e adolescentes de acessarem conteúdos ilegais e impróprios. Serão aplicadas regras para supervisão dos pais e responsáveis, como também mecanismos mais confiáveis para verificar a idade dos usuários.
Saiba como o tema adultização infantil pode cair na redação do Enem. Entenda mais sobre o assunto na videoaula abaixo:
Queimadas
Nos últimos 40 anos quase um quarto do território brasileiro pegou fogo, ao menos uma vez, aponta estudo. Foram 199,1 milhões de hectares com queimadas no período de 1985 a 2023, o que representa 23% de toda a extensão territorial brasileira.
O levantamento divulgado pelo MapBiomas Fogo no dia 18 de setembro levou consideração a comparação de imagens de satélite. Da área atingida pelo fogo, 68,4% era vegetação nativa e 31,6% tinha presença da atividade humana, especialmente a agropecuária.
Confira a videoaula sobre queimadas e entenda as causas e consequências do fenômeno.
Crédito: Joédson Alves / Agência Brasil.
Brasil livre da gripe aviária
União Europeia reconheceu que o Brasil está livre da gripe aviária e permitiu o retorno de exportações de carne de frango para os países que fazem parte do bloco econômico.
A confirmação ocorreu por meio de publicação feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que se reuniu por videoconferência com o comissário de Saúde da União Europeia, Oliver Várhelyi.
A suspensão da importação de carne de frango pelos países da União Europeia aconteceu após um caso de gripe aviária registrado em granja comercial na cidade de Montenegro (RS). O Brasil anunciou que estava livre da doença em junho após 28 dias sem nenhum caso identificado.
Veja também: Especialistas comentam como gripe aviária pode cair no Enem e vestibulares
Cidades-esponja
Kongjian Yu, arquiteto chinês reconhecido internacionalmente por criar o conceito das cidades-esponja morreu em acidente de avião no Mato Grosso do Sul.
Saiba mais sobre cidades-esponja.
Mundo
Assembleia Geral da ONU
A 80ª edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorreu entre os dias 23 e 29 de setembro e contou com a participação de chefes de Estado que fazem parte da instituição, bem como autoridades das nações. Esse encontro é a principal mecanismo d de formulação de políticas globais da ONU.
Entenda como a Assembleia Geral da ONU pode cair nas provas do Enem e vestibulares.
Terremotos no Afeganistão
O Afeganistão sofreu fortes tremores na primeira semana de setembro. Terremoto causou mais de 2 mil mortes.
Os terremotos são abalos sísmicos que acontecem após a liberação de energia a partir de um ponto de tensão na crosta terrestre, explica a professora de Geografia Paloma Guitarrara.
Resolva exercícios sobre o fenômeno
Calor na Europa
Pesquisa aponta que cerca de 16,5 mil pessoas morreram no verão europeu em 854 cidades de diferentes países por conta das altas temperaturas, resultado das mudanças climáticas.
Estudo foi liderado por especialistas das instituições britânicas, Imperial College London e London School of Hygiene e Tropical Medicine
Saiba mais: O que é, causas e consequências da onda de calor
Educação
Carteira Nacional do Professor
A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é uma iniciativa lançada pelo governo federal como forma de reconhecimento e valorização profissional. O documento tem como objetivo garantir benefícios e vantagens exclusivas para educadores e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil.
Censo da Educação Superior 2024
O Censo da Educação Superior 2024 revela que pela primeira vez o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de estudantes matriculados no ensino superior. E também, de forma inédita, o número de alunos que cursam uma faculdade a distância é maior que os estudantes que fazem o curso presencialmente.
Crédito: Raquel Aviani / Secom UnB.
Entre os cursos superiores que contam com mais estudantes, segundo o levantamento, estão: Pedagogia, Administração, Direito, Enfermagem e Sistemas de Informação.
Anuário da Educação Básica
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 foi divulgado em 25 de setembro. Levantamento da Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna apresenta um panorama sobre a educação básica pública e privada no país.
Segundo o documento, 12,5% dos professores que atuam na educação básica não possuem nenhum curso de graduação. Ao todo, são 2,3 milhões de professores e 47 milhões de estudantes.
* Com informações da Agência Brasil