Atualidades Vestibular e Enem - julho de 2025

Tarifaço, saída do Brasil do Mapa da Fome e fenômenos como terremotos e tsunami foram destaques

Por Silvia Tancredi
Tarifaço
Atualidades caem em vestibulares e no Enem
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de julho de 2025.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.

Brasil

Mapa da fome

No dia 28 de julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. Os dados foram divulgados na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares, que ocorreu no final do mês na Etiópia.

Conforme o estudo Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 da ONU, o país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

O Mapa da Fome é uma ferramenta desenvolvida pela ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) para mapear os casos de subnutrição e insegurança alimentar no mundo.

Trata-se de um sistema de monitoramento importante para o maior conhecimento, de acordo com este artigo "Mapa da fome", sobre a escassez de alimentos afeta diferentes territórios, o que auxilia na elaboração de planos de ação para o combate desse que é um dos principais problemas sociais da atualidade, que é a fome.

Leia também:

Encceja e Enem 2025: confira 5 temas sobre fome e alimentação para estudar

Violência contra indígenas

Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apontou, em julho, que houve crescimento de 201,43% no número de assassinatos de indígenas em dez anos. Em 2014, foram 71 pessoas e, em 2024, 211.

Segundo o estudo, a maioria dos indígenas mortos têm as seguintes características:

  • Gênero masculino (159 pessoas);

  • Jovens, com idades entre 20 e 29 anos (71 vítimas);

  • Roraima (57), Amazonas (45) e Mato Grosso do Sul (33) são os estados com mais casos. 

Entenda a importância dos povos indígenas

Chuva de meteoros

Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa sediada no Rio de Janeiro e ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que, nos dias 30 e 31 de julho, chuvas de meteoros foram vistas no Brasil.

Meteoro é um fenômeno luminoso resultante da entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera, conforme este artigo "Meteoro". O atrito desse material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso nos céus.

Por essa razão, meteoros também recebem o nome de estrela cadente. A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.

Saiba o que estudar sobre meteoros e sobre meteoritos

Fibromialgia 

A fibromialgia provoca dores musculares generalizadas.
A fibromialgia provoca dores musculares generalizadas.

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, no dia 24 de julho, a Lei 15.176 de 2025 determinando que portadores da doença fibriomialgia serão consideradas pessoas com deficiência a partir de janeiro de 2026. 

A fibromialgia é uma síndrome que apresenta como característica mais marcante a dor muscular generalizada e crônica.

Sintomas da fibromialgia 

  • Dor

  • Cansaço

  • Ansiedade

  • Dores de cabeça

  • Problemas de memória

De acordo com este artigo "fibromialgia", a síndrome acomete mais mulheres, mas homens também podem desenvolvê-la. No Brasil, essa síndrome afeta cerca de 2,5% da população, com predominância no sexo feminino com idade compreendida entre 35 a 44 anos.

Testes em animais proibidos

Ainda em julho, no dia 30, Lula também sancionou a Lei 15.183, que proíbe testes de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal em animais. Segundo o Senado, a restrição é apenas  para produtos com fins estéticos e de limpeza corporal, ou para ingredientes usados exclusivamente nesses itens.

Minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, no dia 28 de julho, a soberania do Brasil sobre seus minerais críticos e afirmou que as riquezas do país serão usufruídas pelo povo brasileiro. Lula ainda criticou o crescente interesse dos Estados Unidos (EUA) nesses minerais e disse que as empresas privadas poderão pesquisar o território nacional mas “sob o nosso controle”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba quais são os recursos minerais e sua importância

Queda nas queimadas

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou, no dia 2 de  julho, estudo mostrando que houve cerca de 1 milhão de áreas queimadas no primeiro semestre. Os dados representam diminuição em relação ao ano passado, quando  3,1 milhões de hectares foram queimados.

O levantamento, elaborado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra ainda a redução de queimadas por biomas brasileiros. Veja abaixo em quais houve queda e a porcentagem:

Entretanto, de acordo com o estudo, houve aumento de 38,2% nas queimadas do Pampa e de 10,2% da Caatinga

Queda de inflação

Após nove meses, junho teve a primeira queda no preço dos alimentos, o que representa 0,24% na inflação brasileira, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) informados no dia 10 de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entenda o que é inflação

Unicef 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil completou 75 anos em julho. Segundo dados do órgão, quando iniciou suas atividades no país, de cada mil crianças nascidas, 158 morriam antes de completar um ano. Atualmente, esse percentual caiu 90%, com 12 crianças a cada mil.

Produção de insulina

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu no dia 11 de julho o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). O material chegou à fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais.

Entenda a importância da insulina 

Segundo o Ministério da Saúde, com a transferência da tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a fabricar o medicamento 100% nacional, sendo viabilizada pelo laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela brasileira Biomm. 

"Depois de mais de duas décadas sem produzir insulina humana, o Brasil retoma essa fabricação para ser entregue ao Sistema Único de Saúde e contribuir com a saúde da população. Estamos vivenciando um momento de celebração com a entrega da insulina humana recombinante ao Ministério da Saúde e ao SUS"

Alexandre Padilha

Mundo

Tarifaço

Tema tarifaço dominou o mês de julho

No dia 30 de julho,  Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou decreto definindo tarifas de 50% para produtos brasileiros, tais como carne, frutas e café.

Mas, conforme o decreto, há mais de 600 produtos que estão isentos da taxa. Petróleo, aviões,  minerais, produtos energéticos, metais básicos, fertilizantes, papel e celulose são alguns exemplos. 

A previsão é que as novas leis entrem em vigor a partir da semana que vem, no dia 6 de agosto. 

EUA considera Brasil ameça

Trump assinou também, no dia 30, uma Ordem Executiva afirmando que o Brasil é visto como uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional dos EUA. Outros países já receberam essa denominação, tais como Cuba, Venezuela e Irã.

Incendios na europa

Milhares de bombeiros se reuniram para apagar dezenas de focos de incêndios florestais no norte de portugal e centro da espanha.

Veja os motivos dos incêndios na Europa

Brics 2025

Nos dias 6 e 7 de julho, a cidade do Rio de Janeiro sediou a 17ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro é um fórum de articulação político-diplomática e de cooperação em diversas áreas. Anualmente os chefes de Estado se encontram para debater os eixos sugeridos. 

Saiba tudo sobre os Brics

Terremoto e tsunami na Russia

A diferença entre terremoto e tsunami veio à tona no 30 de julho, pois um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter na costa de Kamchatka, no extremo Leste da Rússia, provocou alertas de tsunami em regiões distantes do país europeus, como, por exemplo, a Polinésia Francesa e o Chile.

Terremotos são fenômenos naturais que ocorrem por pressões internas do planeta. Já tsunami são ondas gigantes que se formam nos oceanos por causa de abalos sísmicos e causas externas.

Professora de geografia explica diferença entre terremoto e tsunami