A Universidade de Brasília (UnB) voltará a ofertar vagas de cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
Outra novidade anunciada pela instituição é a criação do curso de bacharelado em Inteligência Artificial. Essa medida, segundo a UnB, dialoga com o movimento tecnológico que tem marcado a atualidade.
O reingresso ao SiSU procura "reduzir vagas ociosas e combater a evasão, por meio de incremento nas ações de permanência", afirma universidade.
Lembrando que a partir de 2026 o SiSU aceitará as notas das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A intenção é que o retorno da UnB à seleção do Governo Federal já comece no próximo ano.
Veja também: Conheça o 1º curso superior de IA do Brasil e saiba como funciona a graduação
Vagas da UnB pelo SiSU
A UnB passará a oferecer vagas em cursos de graduação por meio do SiSU, seleção que acontece anualmente e é realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Essa oferta será complementar às oportunidades já oferecidas por meio das provas tradicionais do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (PAS), a seletiva seriada da UnB.
Atualmente há cerca de 20% de vagas ociosas na UnB, considerando todos os cursos, o que reforça, segundo a universidade, a "necessidade de estratégias para ingresso primário".
Como funciona o SiSU?
O SiSU é um processo seletivo que aceita notas das últimas três edições do Enem. O MEC abre inscrições gratuitas uma vez ao ano, geralmente em janeiro.
As inscrições acontecem no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados da conta gov.br. Candidatos podem alterar opções de cursos durante o prazo de cadastro e se inscrever em qualquer instituição pública que aderiu ao programa de todas as regiões brasileiras.
Crédito: Luis Gustavo Prado / Secom.
Como é o curso superior de Inteligência Artificial (IA) na prática?
Fique por dentro de como funciona a graduação de IA da Universidade Federal de Goiás (UFG), a primeira instituição a oferecer esse curso superior no país:
