O SiSU 2026 acontecerá em apenas uma edição, no primeiro semestre. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o processo seletivo aceitará as notas das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Isto quer dizer que no SiSU 2026, poderão se inscrever candidatos que fizeram o Enem 2023, Enem 2024 ou Enem 2025. Datas e edital ainda não foram divulgados pelo MEC.
Esta será a primeira edição do programa que aproveitará mais de um ano do exame. Anteriormente, só poderiam participar aqueles que fizeram o Enem do ano anterior.
Segundo o MEC, o sistema reconhecerá a maior média ponderada (considerando os pesos da instituição para cada curso) no caso de candidatos que fizeram mais de um Enem.
Lembrando que metade das vagas são reservadas para quem estudou na rede pública de ensino. Há oportunidades específicas para participantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, de baixa renda e com deficiência.
Veja também: Tudo sobre o Enem 2025
Quem pode participar do SiSU 2026?
Pode participar do SiSU 2026, o estudante que:
-
Ter participado das provas do Enem 2023, Enem 2024 ou Enem 2025;
-
Não ter feito o Enem na condição de treineiro;
-
Não ter zerado a redação do Enem.
Edital do SiSU 2026
O edital do SiSU 2026 será publicado no Diário Oficial da União pelo MEC. O documento contará com as principais regras e orientações aos interessados em participar do programa, bem como com o cronograma completo da seleção.
Crédito: Divulgação / MEC.
Como funciona o SiSU 2026?
O SiSU 2026 é um processo seletivo do Governo Federal que aceita as notas do Enem 2023, Enem 2024 ou Enem 2025 como forma de seleção para milhares de vagas em cursos de graduação da educação superior pública.
As universidades definem critérios e regras próprias, como os pesos mínimos para as notas de cada área do conhecimento do Enem, conforme o curso de escolha.
Dessa forma, os interessados devem conferir no documento chamado Termo de Adesão ao SiSU as especificações sobre os pesos. Neste arquivo, as instituições informam também a quantidade e distribuição de vagas.
Como fazer a inscrição no SiSU 2026?
A inscrição do SiSU 2026 deve ser feita conforme nas edições anteriores no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar o sistema de inscrição, os candidatos devem entrar com os dados de acesso da conta gov.br.
O prazo de inscrição do SiSU 2026 deve ficar aberto por uma semana. Não é cobrada taxa para se inscrever.
Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos em instituições, turnos e localidades diferentes. Será permitida a alteração da escolha dos cursos até o encerramento das inscrições do SiSU.
Notas de corte do SiSU 2026
As notas de corte do SiSU 2026 poderão ser consultadas no sistema do programa a partir do segundo dia das inscrições.
Com a nota de corte, o estudante possui um parâmetro de suas chances de aprovação na opção definida. Ela representa a média do último classificado conforme o número de vagas de cada curso, ou seja, uma nota que seria necessário para ser selecionado.
Leia também: Maiores e menores notas de corte de Medicina no SiSU 2025
Cotas do SiSU 2026
As cotas do SiSU 2026 fazem parte da reserva de vagas para determinados grupos que possuem direito, seguindo a Lei de Cotas.
A política institui que as universidades devem reservar 50% das vagas para quem cursou o ensino médio na rede pública de ensino.
Entre os grupos que têm direito às cotas no SiSU estão:
-
Pessoas de baixa renda;
-
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas;
-
Pessoas com Deficiência (PcD).
Desde a edição de 2024, a seleção dos candidatos é feita inicialmente como Ampla Concorrência, ou seja, sem considerar a opção de cota definida. Caso o participante cotista não seja classificado em Ampla Concorrência, sua nota será analisada para a reserva escolhida.
Leia: O que mudou após 10 anos da Lei de Cotas
Como as vagas do SiSU 2026 serão distribuídas?
Entenda como funciona a distribuição de vagas do SiSU 2026 no infográfico abaixo: