Notas de corte do SiSU 2026 ficaram mais altas do que anos anteriores. Isso foi observado por muitos dos candidatos que passaram a consultar as notas de corte parciais desde a terça (20), segundo dia de inscrições da seleção.
Leonardo Monteiro, gerente de Ensino Médio da Fundação Bradesco, explica que as notas de corte variam conforme a relação entre a oferta de vagas e a demanda de candidatos. Lembrando que essa nota é a média do último candidato pré-classificado dentro do limite de vagas.
Cursos como o de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) chegou a ultrapassar 845 pontos como nota de corte, ficando acima de cursos tradicionalmente mais concorridos como o de Medicina.
Na opinião de Leonardo, neste ano, o aumento das notas de corte pode ser explicado pela ampliação das edições aceitas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então somente o último ano do Enem era aceito no SiSU, nesta edição, os candidatos puderam usar notas do Enem de 2023 a 2025, isto é, dos últimos três anos de provas.
"Com um volume maior de notas disponíveis, o sistema tende a reunir candidatos com desempenhos mais altos, o que naturalmente eleva as notas de corte. Além disso, observa-se uma melhora gradual no desempenho médio dos participantes do Enem, o que também contribui para elevar a competitividade no ingresso ao ensino superior."
Leonardo Monteiro
De acordo com Leonardo, quando o Ministério da Educação (MEC) aumenta o número de edições aceitas na seletiva, o SiSU amplia significativamente o universo de candidatos aptos a participar, o que torna o processo mais concorrido.
Essa mudança proporciona também que candidatos que fizeram as provas anteriormente e conquistaram bons desempenhos, voltem a disputar pelas vagas e pressionam as notas de corte.
Confira também: Como se inscrever no ProUni 2026?
Por que as notas de corte do SiSU 2026 ficaram mais altas?
Segundo Francisco Moreira Júnior, professor de História e líder pedagógico da Plataforma Amplia, a novidade de aceitar mais anos do Enem impulsionou o aumento dos pontos de corte do SiSU 2026.
O que ocorre neste ano é o fato de candidatos de alto nível que eventualmente não alcançaram as carreiras desejadas em tempos anteriores poderem utilizar desempenhos de provas passadas.
Francisco explica que ocorre uma inflação das notas desses participantes uma vez que eles já tiveram notas muito boas que tendem a crescer com o passar dos anos.
Créditos: Divulgação.
O que é a TRI e como funciona o sistema de correção do Enem?
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um modelo estatístico que considera a dificuldade das questões e a coerência das respostas para calcular a proficiência do candidato, afirma Leonardo.
Segundo o gerente escolar, cada edição do Enem possui sua própria calibração da TRI, feita exclusivamente para as questões daquele ano.
Leonardo considera que as variações na dificuldade e no perfil das provas podem gerar pequenas diferenças na competitividade entre candidatos que utilizam notas de anos diferentes.
Apesar da TRI tentar equalizar a prova do Enem de ano para ano, é possível perceber que há edições do exame que são mais difíceis e outros mais fáceis, argumenta o professor de História.
Resultado e matrículas do SiSU 2026
O resultado do SiSU 2026 poderá ser consultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nesta quinta-feira, 29 de janeiro.
Os participantes que forem aprovados deverão providenciar os documentos solicitados para realizar a matrícula na instituição de ensino superior. Matrículas serão feitas a partir de 2 de fevereiro.
São as próprias universidades que informação horários, dias e locais para confirmar o registro acadêmico nos cursos de graduação.
Datas do SiSU 2026
A seguir, veja o calendário com as datas do SiSU 2026:
-
Inscrições: 19 a 23 de janeiro
-
Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
-
Matrículas da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
-
Convocação da lista de espera: a partir de 11 de fevereiro
Saiba mais informações e orientações no edital do SiSU 2026.
