O resultado do ProUni 2026 será divulgado na próxima terça-feira, 3 de fevereiro. Inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam nesta quinta (29).
Neste primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 594 mil bolsas de estudo, entre parciais (50% de desconto na mensalidade) e integrais (100% de desconto).
Para participar é necessário ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (de 2024 e 2025), não ter zerado a redação, não ter participado como treineiro, além de não ter concluído curso superior.
Lembrando que o MEC exige comprovação de renda para que o candidato consiga a bolsa de estudo.
Leia também: 1º lugar em Medicina na Fuvest 2026 compartilha trajetória de estudos
Resultado e lista de espera do ProUni 2026
O resultado da primeira chamada do ProUni 2026 será liberado no dia 3 de fevereiro. Para quem for pré-selecionado, será necessário comprovar informações para conseguir a bolsa entre os dias 3 e 13 de fevereiro.
O MEC soltará também uma segunda chamada em 2 de março. O prazo de comprovação das informações para a segunda lista será de 2 a 13 de março.
No caso dos candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas chamadas, será possível manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2026 nos dias 25 e 26 de março. O resultado da lista de espera do programa de bolsas sai em 31 de março.
Vídeo sobre tudo o que precisa saber para o ProUni 2026
Fique por dentro do cronograma e orientações para o ProUni 2026 do primeiro semestre no vídeo abaixo:
Quem pode participar do ProUni 2026?
Para se inscrever no ProUni 2026, os candidatos precisam ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem. Os participantes devem:
-
Ter tirado uma média geral das cinco provas do exame de pelo menos 450 pontos;
-
Não ter zerado a redação;
-
Não ter participado como treineiro.
Além disso, para concorrer às bolsas do ProUni, candidatos têm de atender a critérios de renda:
-
Bolsas integrais (100%): comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
-
Bolsas parciais (50%): comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Lembrando que candidatos que já tenham concluído algum curso superior não poderão participar do ProUni.
Crédito: Divulgação / MEC.
Como funciona a classificação do ProUni 2026?
A classificação do ProUni 2026 é feita conforme as opções de cursos e notas obtidas no Enem, como também pela modalidade de concorrência. Veja a ordem de prioridade de classificação.
-
professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
-
estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Cronograma do ProUni 2026
Confira as datas do ProUni 2026:
-
Inscrições: 26 a 29/01
-
Resultado da 1ª chamada: 03/02
-
Comprovação das informações da 1ª chamada: 03 a 13/02
-
Resultado da 2ª chamada: 02/03
-
Comprovação das informações da 2ª chamada: 02 a 13/03
-
Manifestação de interesse da lista de espera: 25 e 26/03
-
Resultado da lista de espera: 31/03
Para mais informações, acesse o edital do ProUni 2026.
