Redação Enem 2025: professores comentam a possibilidade do uso da primeira pessoa no texto

O texto redigido para o exame deve ser uma dissertação argumentativa que defende uma tese de forma impessoal.

Em 15/09/2025 13h07 , atualizado em 29/09/2025 10h42

Por Jade Vieira
Foto de estudante escrevendo em sala da aula. Texto: título da notícia
As provas do Enem 2025 acontecerão no dias 9 e 16 de novembro.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Parte da prova do Enem 2025 é a realização da redação do gênero dissertativo-argumentativo. Esse formato de texto é feito com uma estrutura consolidada pela defesa de uma tese com argumentos consistentes e organizados de forma lógica, como explica a coordenadora de Redação do Poliedro Curso online e de Campinas, Vanessa Botasso Valentin.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vanessa conta que a dissertação argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve apresentar uma introdução, desenvolvimento e conclusão e que o texto deve ser escrito em linguagem formal, objetiva e clara. A coordenadora também destaca a importância de utilizar o repertório sociocultural para sustentar os argumentos.

Dentro desse cenário, é esperado que o participante redija uma redação em terceira pessoa, para transmitir impessoalidade e confiabilidade ao texto. Apesar de ser permitido o uso da primeira pessoa, o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga explica que a utilização de marcas de primeira pessoa pode dar a impressão de que os argumentos são opiniões pessoais.

“O uso de “eu acredito”, “na minha opinião” ou “penso que” pode enfraquecer a argumentação, tornando-a mais subjetiva e menos convincente. A primeira pessoa pode dar a impressão de que os argumentos são apenas opiniões pessoais, não fatos ou análises fundamentadas.”

Thiago Braga

Segundo Thiago, apesar da banca examinadora do Enem 2025 não proibir o uso da primeira pessoa, essa prática é desencorajada, além disso, o uso excessivo da primeira pessoa pode ser interpretado pelos corretores como inadequação ao gênero solicitado, resultando na perda de pontos. O autor sugere o uso isolado de expressões como “podemos observar” ou “é possível constatar”, por manter certa impessoalidade.

As provas do Enem 2025 acontecerão nos dias 09 e 16 de novembro. Para as cidades do estado do Pará que sediarão a COP 30, Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro.

Leia também: saiba como evitar a fuga ao tema na redação do Enem 2025

 Maysa Barreto e Rayane Roale
Maysa Barreto e Rayane Roale, respectivamente.
Crédito: Acervo pessoal

Dicas para fazer a redação do Enem 2025

É importante que os participantes do Enem 2025 façam uma redação de acordo com o solicitado pela banca examinadora, já que a utilização da nota do exame no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou no Programa Universidade Para Todos (Prouni) exige que o candidato não tenha zerado nenhuma das áreas de conhecimento, destaca Maysa Barreto e Rayane Roale, assistentes pedagógicas da plataforma Redação Nota 1000.

Maysa e Rayane apontam que é comum existir uma confusão entre a dissertação argumentativa e o artigo de opinião, uma vez que ambos gêneros pretendem persuadir o leitor do ponto argumentado. No entanto, enquanto o artigo de opinião aceita o uso da primeira pessoa, no texto dissertativo-argumentativo deve ser usada linguagem impessoal.

Maysa e Rayane apresentam algumas dicas para a construção de uma boa redação no Enem 2025:

Ler os textos motivadores antes de começar a redigir a redação: Muitos enxergam essa etapa como "perda de tempo", mas, com a ansiedade da prova, o tempo curto e até mesmo com o cansaço, o candidato pode acabar não compreendendo adequadamente o comando. Imagine que o tema versa sobre "etarismo", porém o candidato lê "estatismo". Ainda que o texto seja muito bem desenvolvido, a redação será anulada e o candidato receberá nota zero.

Fazer uma leitura atenta da frase temática para compreender o que está sendo pedido na proposta: As palavras-chave direcionam o olhar do aluno para o que deve ser discutido. Por exemplo, se a frase temática começa com "caminhos para combater", a banca espera que o candidato assuma a posição de que há obstáculos para combater algo, necessitando de sugestões para resolvê-los.

Começar a produção textual pelo rascunho e não pela folha oficial: O rascunho é uma das etapas mais importantes para garantir uma boa produção textual; nele, você pode, primeiramente, anotar as ideias que vêm à mente (o chamado "brainstorming" ou "tempestade de ideias") sobre o tema e o que foi apresentado nos textos de apoio. Com isso, é possível visualizar melhor os pensamentos e selecionar os mais coerentes e importantes para utilizá-los na escrita oficial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Colocar todas as palavras-chave logo na introdução: Os adjetivos e substantivos presentes na frase temática da proposta são os termos que devem aparecer ao longo de toda a redação, seja pela repetição, seja por sinônimos. Uma dica para garantir a abordagem completa e não perder o foco temático é inseri-las logo no primeiro parágrafo, transformando a frase na sua tese. É importante ressaltar que utilizar todas as palavras-chave na produção textual não configura cópia e, inclusive, é algo bem-visto pela banca e seus corretores.

Evitar o uso de modelos prontos de redação: Muitos professores e influenciadores digitais da área educativa aconselham o uso de estruturas prontas de redação, seja para argumentação, seja para repertórios coringas ou até mesmo para a repetição dos mesmos conectivos em todas as produções textuais. No entanto, isso faz com que a reflexão sobre o tema e sobre a progressão dos argumentos não seja aprofundada, resultando na falta de desenvolvimento da criticidade e de solidez/especificidade na argumentação, o que irá prejudicar a avaliação de nota na Competência 3.

Ter conhecimento dos casos de anulação da redação: Assim como em qualquer concurso público, é de suma importância que o candidato tenha ciência dos pontos relevantes que constam no edital. No caso do ENEM, no item 14.7, por exemplo, são indicados quais casos levam à nota zero, sendo esses:

  • fuga ao tema;
  • não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • redações em branco (o candidato deve se atentar a escrever sua redação na folha correta);
  • textos com até 7 linhas ou até 10 linhas no Sistema Braile (regra específica para candidatos cegos);
  • textos que apresentem impropérios e parte(s) deliberadamente desconectada(s) com o tema;
  • presença de nome, assinatura, rubrica ou qualquer forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação (isso não inclui a identificação fora das margens dedicadas à escrita);
Vanessa Botasso Valentin e Thiago Braga
Vanessa Botasso Valentin e Thiago Braga, respectivamente.
Crédito: Acervo pessoal.

Gêneros textuais que permitem o uso da primeira pessoa

Thiago destacou que apesar de ser permitido, não é ideal que o texto dissertativo-argumentativo seja feito em primeira pessoa, Vanessa também ressalta a importância da impessoalidade na redação do Enem. No entanto, a coordenadora aponta alguns gêneros que o uso da primeira pessoa é não comente permitida, como valorizada: relato pessoal, diário, autobiografia.

Thiago também apresenta o uso da primeira pessoa em narrativas pessoais, como relatos de experiência, memórias e autobiografias. Vanessa ainda aponta o caso de certos tipos de crônicas e “narrativas ficcionais em geral em que o narrador é também uma personagem da história (como contos, romances ou novelas)”, conta ela.

Thiago apresenta texto de cunho pessoal, como cartas pessoais e e-mails informais, diários e blogs pessoais, bem como textos jornalísticos de opinião. “É importante ressaltar que cada gênero tem suas convenções específicas, e o uso da primeira pessoa deve sempre estar adequado ao propósito comunicativo e ao público-alvo do texto”, conta o autor.

Vídeo sobre dissertação argumentativa

Veja, no vídeo, 10 passos para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo:

Veja também: 5 dicas para cuidar da saúde mental enquanto estuda para o Enem 2025

 Como é a prova do Enem 2025?

A prova do Enem 2025 é dividida em áreas do conhecimento. O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa.

Confira a composição das provas do Enem 2025 por dia de aplicação:

  • 1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;

  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

Estude para o Enem 2025 com provas de edições anteriores e utilize o Corrige Aqui para treinar a redação.

Datas do Enem 2025

Confira o cronograma do Enem 2025:

  • Inscrições: 26/05 a 13/06

  • Pedidos de atendimento especializado: 26/05 a 13/06

  • Pagamento da taxa de inscrição: até 27/06

  • Resultado preliminar do atendimento especializado: 20/06

  • Provas: 09 e 16/11

  • Provas em Belém, Ananindeua e Marituba - PA: 30/11 e 07/12

  • Resultado: 16/01/2026

Conheça a Jornada do Enem, uma página interativa que auxilia os estudantes a chegarem mais preparados para as provas.

Relacionados


Enem

12 temas de redação para o Enem 2025

Confira lista com 12 possíveis temas para a redação do Enem 2025, entre eles estão mudanças climáticas, envelhecimento e desinformação.
Notícias

50 dias para o Enem 2025: veja o que mais cai de cada matéria na prova

A 50 dias do Enem 2025, confira o que mais cai nas provas, segundo levantamento que considera questões do exame de 2009 a 2024.
Notícias

7 de setembro: veja 7 dicas para estudar a Independência do Brasil para o Enem 2025

O Enem 2025 será aplicado em novembro e apresenta a independência do Brasil como tema recorrente.
Notícias

Aulão gratuito para o Enem 2025 abordará redação nota mil, gestão do tempo e uso de IA nos estudos

Aulão gratuito para o Enem 2025 do IPOG e Brasil Escola terá revisão de conteúdos, estratégias para nota mil na redação e como usar a IA nos estudos.
Notícias

Dia do Estudante: saiba como organizar seus estudos no segundo semestre para o Enem 2025

As provas do Enem 2025 acontecerão em três meses, nos dias 9 e 16 de novembro e 30 de novembro e 7 de dezembro.
Notícias

Enem 2025: cartilha da redação está disponível; confira

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025 serão aplicadas em novembro e dezembro.
Notícias

Enem: atendimentos especializados quase triplicam em três anos, segundo Inep

Número de candidatos que utilizam o atendimento especializado na prova do Enem cresceu 191% de 2022 a 2025, segundo o Inep. Saiba mais!
Notícias

Redação Enem 2025: corrija texto de graça sobre impacto da IA na educação brasileira

Tema de redação de outubro do Corrige Aqui aborda o impacto da Inteligência Artificial (IA) na educação brasileira. Corrija texto de graça!