O número de atendimentos especializados nas provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, cresceu 191% de 2022 a 2025, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na edição de 2022 do exame, foram 30.856 atendimentos para pessoas que apresentam condições específicas, tais como Pessoas com Deficiência (PcD) ou que fazem acompanhamentos de saúde. Neste ano, são 89.770 pessoas que terão atendimentos especializados.
As regras de quem tem direito a esses recursos estão disponíveis no edital do Enem. Os candidatos têm um prazo para fazer esta solicitação que costuma ser o mesmo do período de inscrições.
Neste ano, as provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro. Para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à 30ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-30) que acontecerá nesses municípios.
Chegue preparado para as provas com a Jornada do Enem!
Veja também: 12 possíveis temas para a redação do Enem 2025
Quem tem direito ao atendimento especializado no Enem?
O atendimento especializado no Enem é voltado para pessoas com:
-
deficiência auditiva
-
surdez
-
cegueira
-
baixa visão
-
deficiência física
-
pessoas com surdocegueira
-
pessoas com diabetes
-
discalculia
-
autismo
-
visão monocular
-
deficiência intelectual (mental)
-
dislexia e déficit de atenção
-
Gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando)
-
idosos e pessoas em classe hospitalar
Essas pessoas podem solicitar atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame.
Outro direito previsto dentro do atendimento especializado é o uso do nome social, no qual travestis e transexuais podem escolher o nome pelo qual querem ser chamadas/chamados durante as provas do Enem. Também possibilita a utilização do banheiro de acordo com o gênero de identificação.

Crédito: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil.
Quais são as adaptações previstas no atendimento especializado do Enem?
As adaptações previstas para o atendimento especializado podem ser no formato da prova, na duração do exame ou na sala e mobiliário.
-
Gestantes e idosos: sala de fácil acesso e apoio para pernas e pés.
-
Deficiência física: sala de fácil acesso, ledor e transcritor.
-
Deficiência auditiva e surdez: leitura labial, tradutor-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em Libras e tempo adicional de 120 minutos.
-
Cegueira: prova em braile, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. Os participantes podem estar acompanhados de cão-guia e tem a autorização para levar máquina Perkins, punção, reglete, assinador, tábuas de apoio, sorobã e cubaritmo.
-
Surdocegueira: três guias-intérpretes, prova em braile, transcritor e sala de fácil acesso.
-
Visão monocular e baixa visão: aplicativo que possibilita a leitura de textos no computador por meio de voz sintetizada, descrevendo tudo o que aparece escrito no monitor; ledor, transcritor, prova com letras e figuras ampliadas, além de sala de fácil acesso. Podem levar caneta de ponta grossa, tiposcópio, óculos especiais, lupa, telelupa e luminária.
-
Deficiência intelectual: ledor, transcritor e sala de fácil acesso.
-
Autismo, discalculia, déficit de atenção e dislexia: ledor, transcritor e tempo adicional de 60 minutos por dia de prova.
-
As lactantes (mulheres que estão amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade. A criança deve ser amamentada em uma sala separada, com a presença de um aplicador, e permanece aos cuidados de um acompanhante adulto enquanto a mãe faz a prova. A participante pode ter também o tempo adicional de 60 minutos para o exame.
-
Diabetes: permitido o uso de aparelho específico para aferição da glicemia e bomba de insulina.
Como são as provas do Enem 2025?
O Enem 2025 acontecerá nos dias 09 e 16 de novembro. As provas serão compostas por 180 questões e uma redação. A prova será realizada em dois domingos consecutivos.
Confira como será a composição do exame:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.
Crédito: Brasil Escola.
Leia mais: Entenda como é a prova do Enem