Em portaria oficial, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a alteração de algumas etapas do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio.
Também foi aberta uma consulta pública para a reestruturação e avaliação da política nacional de Ensino Médio.
A decisão altera a portaria de 2021, que instituiu o cronograma anterior.
Confira o novo calendário:
- 
	2023 - definição da estrutura das matrizes e preparação das versões preliminares; 
- 
	2023 - validação pedagógica das versões preliminares das matrizes; 
- 
	2023 - elaboração do documento básico; 
- 
	2023 - elaboração do documento básico do exame; 
- 
	2023 - publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio; 
- 
	2024 - elaboração dos itens; 
- 
	2024 - montagem e aplicação dos pré-testes; 
- 
	2025 - análise dos resultados dos pré-testes e validação das matrizes 
- 
	2025 - publicação das novas matrizes de avaliação do Saeb. 
Além disso, foi mantido para 2024 a aplicação do Enem de acordo com o Novo Ensino Médio.
Consulta Pública
O MEC abriu uma consulta pública para reestruturação e avaliação da política nacional de Ensino Médio.
De acordo com a portaria do ministério, o objetivo é abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério e as equipes técnicas dos sistemas de ensino.
Além disso, a consulta também abrange os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para a coleta de subsídios para a tomada de decisão sobre o novo ensino médio.
A consulta será implementada por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares.
O prazo será de 90 dias, podendo ser prorrogado. Após o final da consulta será elaborado um relatório final que deverá ser encaminhado ao MEC.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio é resultado da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional por meio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
Entre as mudanças, estão aumento da carga horária, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional. A proposta inclui:
- 
	menor número de aulas expositivas; 
- 
	maior participação dos alunos; 
- 
	aumento de projetos, atividades práticas, cursos e oficinas. 
Para mais informações, confira a portaria do MEC.
 
                    