O resultado do Enem 2025 sairá na próxima sexta-feira, 16 de janeiro. Os desempenhos dos milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão liberados na Página do Participante.
A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em nota divulgada no final da tarde desta sexta-feira, 9 de janeiro.
Os candidatos terão acessos aos desempenhos individuais em cada uma das cinco provas que compõem o exame: Redação, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Lembrando que com essas notas, os participantes podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino com o SiSU, como também, bolsas de estudo por meio do ProUni. Inscrições para o SiSU acontecem entre 19 e 23 de janeiro, já o prazo para participar do ProUni estará aberto entre 26 e 29 deste mês. Ambos os editais já foram publicados.
Veja também: Vagas e cursos do SiSU 2026
Como e onde usar a nota do Enem 2025?
A nota do Enem 2025 pode ser utilizada em uma série de processos seletivos que oferecem vagas em cursos de graduação, seja na educação pública ou na particular.
O Ministério da Educação (MEC) realiza seleções que destinam vagas para quem fez o Enem, tais como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em universidades públicas. Inscrições estarão abertas entre 19 e 23 de janeiro.
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo (parciais e integrais). Prazos de inscrição abertos no primeiro e segundo semestre.
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de mensalidades de graduações de instituições privadas de ensino superior. Inscrição abre no começo e meio do ano.
Crédito: Divulgação / Enem.
Como é feita a correção do Enem 2025?
Conforme o Teoria de Resposta ao Item (TRI), a correção do Enem 2025 leva mais em consideração quais as questões que cada candidato acertou do que a quantidade de itens corretos no exame para determinar a nota de cada área do conhecimento.
Saiba mais: Entenda como calcular a média do Enem
