O Enem 2026 ainda não tem datas definidas e regras publicadas em edital. Caso siga com a estrutura e formato das edições anteriores, deve acontecer em dois domingos consecutivos no mês de novembro.
Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2025, foram mais de 4,8 milhões de candidatos que confirmaram a inscrição.
As provas do Enem 2026 devem ter 180 questões objetivas e uma redação do gênero dissertativo-argumentativo. O tema da redação segue uma proposta de reflexão sobre um assunto de interesse coletivo e social. Em 2025, o tema foi sobre envelhecimento na sociedade brasileira.
Chegue preparado para o Enem 2026 com a Jornada do Enem!
Veja também: Como usar as notas do Enem?
Tópicos deste artigo
- 1 - Enem 2026 irá avaliar ensino médio
- 2 - Quando começa a inscrição para o Enem 2026?
- 3 - Edital do Enem 2026
- 4 - Provas do Enem 2026
- 5 - O que estudar para o Enem 2026?
- 6 - Como estudar de graça para o Enem 2026?
Enem 2026 irá avaliar ensino médio
O Enem 2026 será utilizado para avaliação da qualidade do ensino médio no Brasil, anunciou Camilo Santana, ministro da Educação, na noite do segundo dia do Enem 2025, em coletiva de imprensa após a aplicação das provas do exame.
A implementação será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) junto às redes de ensino estaduais com a intenção de fornecer um diagnóstico da educação brasileira.
"A motivação do aluno do 3º ano do ensino médio é fazer o Enem. Com essa mudança, nós vamos ter condições de avaliar com mais qualidade a aprendizagem do ensino médio. A ideia é que a prova do Enem seja a prova de avaliação do ensino médio a partir de 2026"
Camilo Santana, ministro da Educação
Segundo Camilo, com essa mudança, o Governo Federal terá mais condições de avaliar com mais qualidade a aprendizagem do ensino médio. A partir de 2026, a ideia é que a prova de avaliação do ensino médio seja o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quando começa a inscrição para o Enem 2026?
A inscrição para o Enem 2026 ainda não tem prazo definido. Geralmente o prazo para se inscrever no exame é aberto pelo Inep entre os meses de maio e junho.
Os estudantes poderão se inscrever no sistema oficial do Inep. Para acompanhar a inscrição, bem como ver os resultados do exame, basta entrar na Página do Participante com os dados de acesso da conta gov.br.
Veja também: O que é e para que serve o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Edital do Enem 2026
O edital do Enem 2026 ainda não foi publicado pelo Inep. O documento contará com as orientações, regras e cronograma completo
É importante ler o edital por completo para ficar por dentro dos detalhes de todas as etapas da avaliação.
Saiba mais: Como ler o edital do Enem?
Provas do Enem 2026
O Enem 2026, caso siga no formato dos anos anteriores, acontecerá em novembro. As provas serão compostas por 180 questões e uma redação. A prova será realizada em dois domingos consecutivos.
Confira como será a composição do exame:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são abertos às 12h e fechados às 13h, e o exame começa às 13h30.
A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas. Os horários seguem os de Brasília.
O que estudar para o Enem 2026?
O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009.
A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.
Como estudar de graça para o Enem 2026?
No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2026. Veja algumas:
Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.
Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.
Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.
Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.
Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.
Pratique sua redação: no Corrige Aqui você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.
