O segundo dia do Enem 2025 será aplicado no próximo domingo, 16 de novembro. Provas acontecerão em mais de 1,8 mil cidades de todas as regiões brasileiras.
Agora é a vez dos candidatos responderem às questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. No primeiro dia, o exame contou com a redação sobre envelhecimento e questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o gabarito oficial do primeiro dia deve sair amanhã (13).
Para Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovação Educacionais do SAS Educação, mesmo que o candidato pense ter tido um desempenho baixo, é "fundamental não perder o foco", uma vez que o segundo dia possui um peso importante para equilibrar a nota final do Enem.
Corrija sua redação do Enem 2025 e receba a nota estimada de forma gratuita!
Veja também: O local de prova muda no segundo dia do Enem 2025?
5 erros que devem ser evitados para o 2º dia do Enem 2025
Confira, a seguir, cinco erros comuns que devem ser evitados pelos candidatos para o segundo dia do Enem 2025, segundo Ademar:
1) Revisar tudo de última hora
Agora não é o momento de revisar todo o conteúdo, já que isso gera mais ansiedade. A intenção é dar atenção aos assuntos recorrentes, revisar anotações e resolver itens de edições anteriores. “É mais produtivo relembrar estratégias de resolução do que abrir novos assuntos na véspera”.
2) Ignorar os temas que mais caem
Tenha atenção na hora de escolher os assuntos que serão revisados. Priorize os temas que mais caem no exame. “Focar nesses conteúdos é estratégico, porque têm alta incidência e exigem aplicação prática, não memorização”.
3) Não controlar o tempo de prova
Saiba distribuir o tempo para a resolução das 90 questões objetivas em cinco horas de provas neste domingo (16). Resolva os itens mais diretos e deixe os mais complexos para o final. “Gerenciar o tempo é tão importante quanto dominar o conteúdo”.
4) Descuidar da alimentação e da rotina
É crucial se alimentar bem, ter um bom sono e evitar longos períodos de estudo na véspera do Enem. Isso tudo ajuda a manter energia e concentração para o dia da prova. “Cansaço e fome afetam a clareza de raciocínio — e isso faz diferença em uma prova tão longa”.
5) Deixar o emocional interferir
Adote estratégias de respiração, pausas curtas e foco em autoconfiança para reduzir a ansiedade provocada nesse período. “É normal sentir tensão, mas o estudante deve lembrar que já tem o repertório necessário. A prova mede estratégia, não perfeição”, conclui o professor Ademar Celedônio.
Crédito: Divulgação.
Como são as provas do segundo dia do Enem 2025?
As provas do segundo dia do Enem 2025 serão realizadas no próximo domingo, 16 de novembro. Ao todo, os candidatos terão de responder a 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame é composto da seguinte forma:
2º dia | 13h30 às 18h30
-
45 questões objetivas de Linguagens, códigos e suas Tecnologias
-
45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Crédito: Brasil Escola.
Saiba mais detalhes do exame no edital do Enem 2025.
Comentários pós-provas do Enem 2025
Logo após a realização das provas do segundo dia do Enem 2025, o Brasil Escola e a Statera Cursos e Vestibulares farão live com comentários e análise das questões.

A transmissão acontecerá no canal do Youtube do Brasil Escola a partir das 19h30.
Saiba mais sobre o aulão pós-Enem 2025 aqui.
