O Enem 2025 acontecerá daqui a dois meses, nos dias 9 e 16 de novembro. No Pará, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, a avaliação será realizada em 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-30).
A fase de preparação para provas como do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares exige controle emocional das e dos candidatos. O Ministério da Saúde realizou um levantamento que aponta aumento de 3.300% em 10 anos no número de atendimentos relacionados a transtornos de ansiedade no Sistema Único de Saúde (SUS) em adolescentes de 15 a 19 anos.
O estudo evidencia a realidade dos estudantes marcada pelas cobranças sociais. Fabiana Santana, assessora pedagógica, destaca que tem se tornado cada vez mais comum os sintomas de ansiedades em estudantes, o que afeta de forma direta na rotina e rendimento escolar, como também na autoestima.
"O cenário é preocupante porque muitas vezes esses jovens não procuram ajuda a tempo, por medo de serem julgados ou não compreendidos. Precisamos falar sobre saúde mental e acolhimento de forma aberta"
Fabiana Santana - assessora pedagógica
A pouco tempo para as provas, é importante que os candidatos adotem estratégias para manter o equilíbrio físico e emocional, uma vez que o excesso de pressão pode afetar de forma negativa o resultado nas provas, assim como o bem-estar dos estudantes, acredita Fabiana.
Confira também: Como controlar a ansiedade antes do Enem?
5 dicas para ajudar na saúde mental para o Enem 2025
Fique por dentro de recomendações de especialistas que ajudarão na saúde mental dos estudantes em fase de preparação para o Enem 2025:
1) Não se compare com outros candidatos
O processo de aprendizagem é individual, bem como seu resultado também. A comparação com demais estudantes e candidatos pode gerar insegurança e perda de confiança. Para o assessor pedagógico Victor Haony, cada aluno tem um ritmo próprio e possui estratégias próprias de estudo, enquanto alguns aprenderão melhor a partir da leitura, outros construirão bases mais consolidadas por meio dos exercícios.
Teste seus conhecimentos por meio do Simulado gratuito para o Enem!
2) Reconheça sinais de sobrecarga emocional
A manifestação da ansiedade pode se apresentar de diferentes modos, tais como a mudanças no apetite e insônia. O acompanhamento de um profissional da Psicologia ajuda o estudante no processo de identificação desses sinais. "O cuidado preventivo é parte fundamental do nosso trabalho. Por isso, treinamos nossos educadores para identificar sinais que podem gerar preocupação, como isolamento repentino ou desmotivação profunda", afirma Maria Laura Sanchez Toca, coordenadora escolar.
Créditos: Divulgação.
3) Respeite seus limites
Nos estudos, construa um cronograma de estudos que seja realista diante das suas possibilidades. "Mais importante do que a quantidade de horas estudadas é manter a constância e a qualidade do aprendizado, sempre respeitando os próprios limites", pondera o diretor escolar Jessé Valério.
4) Faça pausas estratégicas
É fundamental pausar os estudos para fazer outras atividades. Nesse sentido, a auxiliar pedagógica Maysa Barreto exemplifica como a realização de alongamentos e respiração profunda, que contribuem para a diminuir a tensão do corpo e melhorar a circulação sanguínea.
5) Compreenda que a prova não define quem você é
O Enem não deve ser utilizado como medidor do sucesso acadêmico ou pessoal. "O Enem ou qualquer outra prova não define quem é o aluno. Cada indivíduo tem suas próprias habilidades e talentos e existem muitos caminhos possíveis para o aprendizado e a realização pessoal. Já acompanhei estudantes que não alcançaram o resultado esperado, mas encontraram outras rotas para seus projetos de vida", evidencia Arthur Bertagia de Souza, coordenador pedagógico.
Créditos: Divulgação.
Como são as provas do Enem 2025?
O Enem 2025 acontecerá nos dias 09 e 16 de novembro. As provas serão compostas por 180 questões e uma redação. A prova será realizada em dois domingos consecutivos.
Confira como será a composição do exame:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.
Crédito: Brasil Escola.
Leia mais: Entenda como é a prova do Enem
O que estudar para o Enem 2025
O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009.
A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.
No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2025. Veja algumas:
Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.
Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.
Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.
Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.
Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.
Pratique sua redação: no Corrige Aqui você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.
Datas e cronograma do Enem 2025
Confira, abaixo, as datas divulgadas até o momento do Enem 2025:
-
Provas: 09 e 16/11
-
Pedidos de reaplicação: 17 a 21/11
-
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (Pará): 30/11 e 07/12
-
Gabaritos: até o 10º dia útil após o 2º dia do Enem
-
Pedidos de reaplicação para cidades do PA: 08 a 12/12
-
Reaplicação: 16 e 17/12
Saiba como montar um cronograma de estudos para o Enem 2025.
Para mais detalhes e informações sobre o exame, acesse o edital do Enem.