Cotas na UFSC

Por Adriano Lesme
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sofreu alteração em 2012 para se adequar à Lei 12.711/2012, a chamada Lei das Cotas. Em 2013 houve nova reformulação. O Porgrama de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC reserva 35% das vagas para candidatos cotistas, sendo 10% para candidatos autodeclarados negros, prioritariamente de escolas públicas, e 25% para os beneficiados pela lei.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, 13 vagas adicionais podem ser criadas para candidatos indígenas. Os candidatos que optarem por participar do programa de ações afirmativas também concorrem pela classificação geral.

A Lei das Cotas considera como cotistas os candidatos que concluíram o ensino médio em escolas municipais, estaduais, militares ou federais, ou através de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas ou via certificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as vagas para cotistas, metade é para candidatos oriundos de famílias com renda por pessoa bruta de até 1,5 salário mínimo e a outra metade é para rendas superiores. Ainda dentro do sistema de cotas por renda, há vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas. Veja abaixo como ficou a divisão para o Vestibular 2013: