A importância do Enem no acesso ao ensino superior no Brasil

Apesar dos desafios da popularidade do exame, a prova ainda é a principal forma de fazer uma graduação hoje em dia no país

Em 14/06/2023 12h54 , atualizado em 11/07/2023 08h00

Por Lucas Afonso
Provas do Enem
Milhões de estudantes fazem as provas anualmente para concorrer a vagas em cursos superiores.
Crédito da Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Enem é a principal forma de entrar para o ensino superior brasileiro. Por isso, a maior avaliação educacional do país é importante para quem deseja fazer um curso de graduação hoje em dia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao fazer as provas do Enem, os candidatos ampliam as suas possibilidades de conseguir uma vaga na faculdade.

Veja abaixo algumas formas de aproveitamento dos desempenhos do exame:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): seleção do Ministério da Educação (MEC) oferta vagas em universidades e institutos federais com as notas do Enem da última edição vigente.

  • Programa Universidade Para Todos (ProUni): a iniciativa disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares do ensino superior.

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): concede financiamento no pagamento de cursos em faculdades privadas.

  • Vestibulares via Enem: algumas instituições de ensino superior abrem processo seletivos que aproveitam as notas do Enem. O interessante é que às vezes é possível aproveitar nota do exame de edições anteriores de muitos anos atrás.

  • Seleções de cursos superiores de Portugal: uma parceria do MEC com instituições de ensino portuguesas permite com que estudantes brasileiros concorram a vagas em universidades do país europeu com o desempenho obtido no Enem.

Bom, são muitas alternativas! Por esse motivo, se inscrever, estudar e realizar as provas do Enem pode ser um processo fundamental para você conseguir a oportunidade de poder fazer o curso superior de seu desejo.

Veja: Inscrições do Enem 2023 seguem até 16 de junho

Inscritos em queda

Ao longo dos últimos anos a quantidade de inscritos no exame tem registrado queda. Para se ter uma ideia, o ano de 2016 foi a edição em que mais houveram pessoas inscritas: 8,6 milhões.

Desde então, o exame tem recebido cada vez menos inscrições. O ano de menor número foi o de 2021 com 3,1 milhões.

Candidatos em dia de provas do Enem
Candidatos em dia de provas do Enem.
Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil. 

A seleção da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que oferece vagas na Universidade de São Paulo (USP) também registrou queda de inscritos nos últimos anos. A Fuvest é um dos principais vestibulares do país. Em 2022, contou com a menor quantidade de inscritos (110 mil), enquanto em 2014 registrou recorde de candidatos: 

Desafios na gestão da educação superior

Nos últimos anos, a área da educação foi intensamente afetada pela gestão do Governo Federal. Foram contigencionamentos, redução no investimento público, ataques que afetaram o funcionamento das universidades públicas.

Desde a eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva, os sindicatos, professores e serviços da educação superior aguardam novos rumos para o setor.

Nesse sentido, há grandes desafios para Lula e sua equipe. Entre eles é retomar a popularidade do Enem, que durante o governo Dilma ultrapassou 8 milhões de inscritos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novo Ensino Médio

Uma realidade que tem levantado discussão sobre o formato das provas do Enem é o Novo Ensino Médio.

Atualmente, a implementação da nova estrutura está suspensa devido ao processo de consulta pública que está sendo feito pelo MEC.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse à imprensa que durante a aprovação do Novo Ensino Médio faltou mais diálogo sobre esse modelo com governadores e sociedade civil.

Nesse sentido, enquanto durar as atividades da consulta pública, a implementação está suspensa.

A previsão era de que as provas do Enem 2024 passariam a ser realizadas em um novo modelo, seguindo a estrutura de ensino do Novo Ensino Médio. Entretanto, não está confirmado que para o ano que vem teremos um novo Enem. 

Importância do Enem

Apesar dos desafios e da queda de inscritos, o Enem continua sendo a principal oportunidade para muitas pessoas cursarem uma graduação.

Uma das vantagens é justamente o maior leque de possibilidades. Por exemplo, nos programas do MEC não há pagamento de taxa para se inscrever (somente paga para fazer o Enem, quem não tem direito à isenção), e principalmente, é possível escolher opções de cursos e instituições de todo o país.

Com isso, o candidato amplia as chances de ser aprovado. Já que nos vestibulares tradicionais a chance é específica para a instituição que realiza a prova. Com o Enem você pode usar sua nota de diferentes formas e em qualquer região brasileira.

Por isso, com o SiSU e demais iniciativas do MEC, muitos estudantes saíram de suas cidades para estudarem em outras regiões brasileiras em busca de oportunidades.

O caminho é seguir buscando possibilidades concretas para que o exame se consolide e contribua para a redução das desigualdades e na democratização do acesso ao ensino superior.