A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi criada em 1983. Trata-se de uma instituição pública gratuita mantida pelo governo baiano, por meio da Secretadia de Educação (SEC). A instituição possui 27 campis distribuídos por todas as regiões da Bahia e 31 departamentos instalados.
A Uneb conta com 145 cursos de graduação presencial e 12 cursos de graduação à distancia, em ambas modalidades são ofertados cursos de licenciatura e bacharelado. Além de 83 cursos de pós-graduação, divididos entre lato sensu ou stricto sensu - mestrado e doutorado, de acordo com os dados de 2018.
O ingresso no Uneb pode ser realizado de três maneiras: Vestibular Uneb; Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e; Processo Seletivo para Vagas Remanescentes, destinadas a categorias específicas de matrícula.
Leia também: 10 dicas para auxiliar os calouros na adaptação à faculdade
Tópicos deste artigo
Cursos da Uneb
De acordo com dados de 2025, a Uneb oferta 145 cursos de graduação de licenciatura e bacharelado, divididos em 31 departamentos. Em 2025, a universidade registrou 18.504 alunos. Confira os dados sobre a graduação na Uneb divulgados em 2025, no infográgico:
Cédito: Divulgação/Uneb.
Ensino a Distância na Uneb
A Unidade Acadêmica de Educação a Distancia (Unead) é responsável pelos cursos do Ensino a Distância (EaD) da Uneab. São afertados 14 cursos nessa modalidade, 12 licenciaturas e dois bacharelados.
Confira o infográficos com os dados do EaD na Uneb, em 2024:
Cédito: Divulgação/Uneb.
Veja as regras do MEC para o EaD
Pós-graduação na Uneb
A Uneb oferece ao todo 59 cusos de pós-graduação. 29 são latu sensu, programas de especialização que oferece certificados ao final dos cursos. 30 são programas do stricto sensu, essa modalidade oferece o diploma de mestrado e douturado.
Veja todos os programas e cursos no site da pós-graduação.
Campos da Uneb
A Uneb é composta por 27 campis distribuídos pela regiões do estado. Transitam cerca de 30 mil pessoas, entre eles estudantes e servidores docentes e técnicos nos campus da Uneb. Confira o mapa dos campis da Uneb:
Cédito: Divulgação/Uneb.
Formas de ingresso na Uneb
A Uneb utiliza três meios de ingresso na universidade, o vestibular tradicional, o ingresso pelo SiSU e o preenchiemnto de vagas remanescentes, para categorias específicas de matrícula
Vestibular da Uneb
A Uneb utiliza vestibular tradicional para seleção de estudantes, geralmente as inscrições acontecem entre os meses de setembro e outubro. Usualmente as provas acontecem em dois dias, em janeiro.
As provas são compostas por 85 questões das áreas de conhecimento, divididas entre os dois dias, e uma redação.
Fique por dentro de dicas para realizar vestibulares
SiSU
A Uneb oferece vagas para preenchiemtno por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desde 2011. Nesse processo são utilizadas as notas obitidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ofertadas vagas em mais de 100 cursos na modalidade presencial, por ano.
Foi pioneira nas regiões Norte e Nordeste a adotar o sistema de reserva da vagas para populações histórica e socialmente discriminadas. A distribuição da reserva de vagas da Uneb segue a seguinte proporção:
-
40% para candidatos(as) negros(as) – pretos(as) e pardos(as);
-
5% para candidatos(as) indígenas;
-
5% para candidatos(as) quilombolas;
-
5% para candidatos(as) ciganos(as);
-
5% candidatos(as) com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação;
-
5% para candidatos(as)(es) travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não bináries.
Matrícula Especial
O Processo Seletivo para Vagas Remanescentes da Uneb é direcionado para o ingresso de estudantes a parte de condições especiais de matrícula:
-
Transferência Interna – remanejamento do aluno regular entre cursos da mesma área ou áreas afins, entre turnos, no mesmo ou entre Departamentos;
-
Transferência Externa – concedida a estudantes procedentes de cursos reconhecidos ou autorizados de outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, para cursos correspondentes;
-
Rematrícula – categoria pela qual o ex-estudante retorna ao curso;
-
Portador de Diploma – categoria na qual o candidato com diploma de graduação pleiteia as vagas existentes.
