O resultado preliminar da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026 da Unicamp foi antecipado nesta sexta-feira, 25 de julho. A relação dos beneficiados está disponível no link abaixo:
Veja resultado da isenção da taxa do Vestibular 2026 da Unicamp
Esse é o benefício que permite candidatos que comprovassem determinadas situações, participarem de forma gratuita da seleção da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participantes contemplados com a isenção não estão automaticamente inscritos na seletiva e devem se inscrever normalmente a partir do dia 1º de agosto, reforça a organização do exame.
No total, segundo a universidade, foram recebidos 10.605 pedidos para fazer a prova de graça. Após análise das solicitações, foram aceitas 9.404 isenções. Maior parte foi direcionada aos estudantes de baixa renda que fizeram o ensino médio em escola pública (Modalidade 1).
Recursos em relação ao resultado preliminar da isenção da Unicamp serão recebidos até às 17h de 1º de agosto. O procedimento para os candidatos que tiveram a isenção recusada e desejam enviar recurso é realizado por meio de preenchimento de formulário eletrônico.
O edital do vestibular deste ano da Unicamp saiu na última quarta-feira (23) e conta com as regras, orientações e relação de vagas disponíveis para o ano que vem.
Leia também: UFMG solta edital do Vestibular Seriado 2026
Modalidades de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026 da Unicamp
Puderam pedir o benefício candidatos que se encaixam em uma das quatro modalidades abaixo e que possam comprovar sua condição:
-
Modalidade 1: candidatos de baixa renda e de escola pública;
-
Modalidade 2: candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp;
-
Modalidade 3: candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno;
-
Modalidade 4: candidatos bolsistas de escolas privadas/particulares.
Crédito: Divulgação/Unicamp.
Como funciona o Vestibular 2026 da Unicamp?
As inscrições para o Vestibular 2026 da Unicamp começam no dia 1º agosto e seguem até 1º de setembro. O valor da taxa é de R$ 221.
O Vestibular ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Na primeira etapa, são questões objetivas e, na segunda, questões discursivas e uma redação.
Uma das novidades da Unicamp 2026 é que, partir desta edição, a segunda fase será composta por 18 questões e não mais 20. De acordo com a instituição, o objetivo da alteração é conceder mais tempo para os candidatos lerem os enunciados e elaborarem suas respostas.
O Vestibular da Unicamp é um dos maiores processos seletivos do país e, portanto, muito concorrido. O curso de Medicina chega a dar mais de 200 candidatos por vaga.
Datas do Vestibular 2026 da Unicamp
Veja abaixo as principais datas do Vestibular 2026 da Unicamp:
-
Isenções da taxa de inscrição: 12/5 a 13/06
-
Inscrições: 01/08 a 01/09
-
Prova de Habilidades Específicas – Música: setembro
-
1ª fase: 26/10
-
2ª fase: 30/11 e 01/12
-
Provas de Habilidades Específicas: 03 a 05/12
-
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23/1/2026
Para mais detalhes, confira o edital de isenção de taxa do Vestibular Unicamp 2026.