As provas da 1ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp acontecem neste domingo, 26 de outubro. Cerca de 61 mil candidatos realizarão as provas para concorrer a uma das mais de 2,5 mil vagas em 69 cursos.
Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Medicina é o curso mais concorrido, com 242 candidatos por vaga (c/v). A primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será aplicado em 31 cidades do estado de São Paulo.
O exame será aplica a partir das 9h e terá a duração de cinco horas. É recomendado que os candidatos cheguem nos locais de prova com uma hora de antecedência, às 8h. Será permitido adentar o local de prova até as 9h.
A prova de primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp é composta por 72 questões, diferente de outras universidades paulistas, que geralmente apresentam 90 questões. Sandro Vimer Valentini, coordenador pedagógico do Poliedro Curso Campinas, destaca que essa diferença possibilita mais tempo para realizar as questões.
O coordenador ainda reforça que “a prova da Unicamp tem como eixo central a avaliação das habilidades de leitura de textos, compreensão de informações e inferências”. Por isso, as questões apresentam diferentes tipos de textos e imagens que nortearão os assuntos.
Veja relação completa da concorrência do Vestibular 2026 da Unicamp
Leia também: Fuvest divulga local de prova da 1ª fase do Vestibular 2026
Crédito: Divulgação.
Dicas para a prova de 1ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Sandro lembra que a 1ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp conta com questões de todas as matérias, logo, o candidato deve ter um bom desempenho em todos os componentes. Para isso, o coordenador sugere que os candidatos utilizem estratégias de leitura, identificação de palavras chaves, grifos no texto, para otimizar o tempo de prova.
Além disso, Sandro apresenta algumas dicas para os candidatos que realizarão as provas neste domingo (26):
-
Descanse bem no sábado antes da prova: procure ter uma boa noite de sono e evite atividades exaustivas e alimentação desregulada;
-
Organize-se com antecedência para o deslocamento até o local de prova: se programe para chegar com 1h de antecedência, lembrando que a prova acontecerá no período da manhã;
-
Leve os materiais permitidos pela Comvest: caneta de material transparente e tinta preta, alimentos leves e água;
Além disso, o coordenador indica que os candidatos comecem a realizar a prova por disciplinas com mais facilidade para as com menos facilidade e ressalta que é importante preencher o cartão-resposta ao longo da prova e deixar tudo para o final.
Por fim, Sandro recomenda que os candidatos evitem realizar grades esforços de estudo ou revisão das matérias às vésperas da prova, mesmo com a ansiedade. Segundo ele, “o importante é confiar no esforço e na dedicação do ano de preparação”.
Fique por dentro de outras dicas para vestibulares!
O que levar para a prova de 1ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp?
Para realização das provas da 1ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp os candidatos devem levar:
-
Documento de identificação original;
-
Caneta de material transparente e tinta preta;
-
Lápis preto e borracha;
Também é permitido que os candidatos utilizem régua e compasso de material transparente. No entanto, é permitido utilizar qualquer aparelho eletrônico, como celulares e relógios, de qualquer tipo, corretivos, lapiseiras, marcadores de texto, bonés, chapéus ou outros materiais não relacionados à prova.
Crédito: Divulgação/Unicamp.
Provas do Vestibular 2026 da Unicamp
O Vestibular 2026 da Unicamp ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Os estudantes terão de resolver provas objetivas com:
-
12 questões de Matemática
-
12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 questões de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia (para cada uma das matérias);
-
3 questões de Filosofia;
-
3 questões de Sociologia.
Será necessário atingir 550 pontos, no mínimo, para ser selecionado para a segunda fase. Além disso, a quantidade de candidatos convocados dependerá do número de vagas disponíveis. Esse cálculo pode ser encontrado na página 20 do Manual.
Segunda fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Na segunda fase, os participantes terão de:
1º dia de provas
-
Escrever uma redação, a partir de duas propostas de texto, que será definido apenas um tipo para a produção;
-
6 questões abertas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
2 questões abertas de Língua Inglesa e duas de Ciências da Natureza.
2º dia de provas:
-
Uma parte comum a todos os candidatos com 6 questões discursivas de Matemática (cursos de Exatas/Tecnológicas) e 4 questões para os demais;
-
Prova interdisciplinar com duas questões discursivas de Ciências Humanas; Questões de Conhecimentos Específicos em que a quantidade de cada disciplina depende da área de curso escolhida.
Para mais detalhes, confira o edital do Vestibular Unicamp 2026.
Vagas da Unicamp para 2026
A Unicamp ofertará um total de 3.368 vagas em dezenas de cursos de graduação. As oportunidades serão distribuídas em diferentes processo seletivos, tais como o vestibular tradicional, a seleção via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Provão Paulista, Vestibular Indígena e seletiva para medalhistas olímpicos. Veja:
Crédito: Divulgação / Manual de Ingresso da Unicamp 2026.
Cronograma do Vestibular 2026 da Unicamp
Veja abaixo as principais datas do Vestibular 2026 da Unicamp:
-
Inscrições: 01/08 a 08/09
-
Prova de Habilidades Específicas – Música: 15 a 30/09
-
1ª fase: 26/10
-
2ª fase: 30/11 e 01/12
-
Provas de Habilidades Específicas: 03 a 05/12
-
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23/1/2026
Fique por dentro do calendário dos principais vestibulares do país.