As provas da 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp são aplicadas ontem, 30 de novembro, e hoje, 1º de dezembro. No primeiro dia de provas são realizadas quetões de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências da Natureza e a redação, que exigiram dos candidatos leitura crítica, interdisciplinaridade e repertório sociocultural.
Com temas contemporâneos e clássicos, as questões garantiram coerência com a formação básica dos concorrentes, mas com elevado grau de complexidade, como explica Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso Campinas. Ao manter o caráter seletivo e inovador, o Vestibular 2026 da Universidade Federal de Campinas (Unicamp) exigiu do candidato, além do conhecimento conceitual, a capacidade de intergrar informações de diferentes áreas.
Para produzir a redação, os candidatos puderam escolher um dos dois temas apresentados, segundo Sandro, em ambas propóstas era exigido "domínio de gêneros textuais específicos e apropriação crítica da coletânea". A primeira proposta discutia a radicalização masculina em ambientes digitais, já a segunda proposta tratava da relevância histórica da Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT).
No segundo dia de prova, que acontece hoje, 1º, os candidatos realizarão questões de Matemática, comuns a todos candidatos, e questões de Ciências Humanas e de conhecimento específico sobre à área do curso escolhido.
Leia também: Fuvest libera resultado da primeira fase do Vestibular 2026
Como foi o primeiro dia de prova da 2ª fase da Unicamp 2026?
As provas de primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp manteve a valorização de competências essenciais, como argumentação, análise crítica, integração de saberes e consciência social, combinadas com questões do mundo contemporâneo.
Sandro detalha que, apesar do conteúdo estar previsto na Base Nacional Comum Curricular, a abordagem apresentada pelo vestibular é crítica e interdisciplinar. "Demanda preparo acima da média, especialmente em temas atuais como violência digital, inteligência artificial e sustentabilidade", comenta o coordenador.
Nas questões de Língua Portuguesa, foi explorado variedade linguística, além de questões inovadoras. "Pelo menos nos últimos anos, não há memória de uma estrutura assim, em que o aluno precisa escrever a resposta objetiva diretamente em uma tabela", comenta Wander Azanha, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, sobre uma das questões.
Segundo Wander, para resolução das questões de Literatura, a leitura completa das obras foi essencial, de forma que os candidatos que assistiram a vídeos-resumo ou leram as sinopses tiveram grande dificuldade em resolver os exercícios. Também estiveram presentes questões interdisciplinares, envolvendo conteúdos de biologia e química.
Em Inglês, as questões abordaram ética e tecnologia, temas como o o uso de algoritmos na educação e o conceito de tecnochauvinismo (aplicação crítica de conhecimentos) nortearam as questões da disciplina.
Acesse as provas do Vestibular da Unicamp.
Como foi a refação da 2ª fase da Unicamp 2026?
Para a composição da redação da 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp foiram apresentadas duas propóstas de texto, os candidatos deveriam escolher uma delas para discorrer sobre. As propostas foram: "um depoimento pessoal sobre o universo da machosfera" e "uma nota de esclarecimento acerca da importância histórica da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)".
A primeira proposta, um jurnalista se infiltra em um grupo maculinista virtual para produzir uma série de reportagens a partir do relato pessoal, que deveria ser escrito em primeira pessoa. Nesta opção os candidatos deveriam produzir uma redação narrativa-argumentativa que relatasse um episódio de violência presenciado nos grupos virtuais.
A professora Anna Chilemi, professora de Redação do Colégio Oficina do Estudante, acredita que essa proposta foi uma forma de dicutir a gravidade do problema de grupos de disseminação de ódio e combater esse tipo de discurso.
A proposta chamava a atenção para o fato de que esse fenômeno não é secundário: ele tem se espalhado não só no Brasil, mas no mundo todo. É até um movimento, se pensarmos bem, importado. Jovens e homens do mundo inteiro dialogam nesses grupos, formando um fenômeno que se expande e se sedimenta, o que demanda das sociedades uma mobilização e a busca por formas de combater esses movimentos."
Anna Chilemi
A segunda proposta apresenta um formato de texto institucional e a princípio formal, que pode ser desenvolver um temo de forma cuidadosa mais condescendente, como explica Victor Matheus dos Santos, professor de redação do Colégio Oficina do Estudante. Para o professor o texto pode ser construído com um tom formal, mas que equilibre com o aspecto permissivo de se comunicar com estagiários sobre a realizade trabalhista dentro do país.
A coletânea apresentada nesta proposta resgata a impotância histórica e atual da CLT, para que pudesse ser abordada a consolidação das leis trabalhistas. "Uma apresentação de texto que vai poder esclarecer, que vai poder informar, que vai poder quase que educar aquele estagiário ou aquela estagiária que está recebendo aquela nota de esclarecimento", comenta Victor.
Provas do Vestibular 2026 da Unicamp
O Vestibular 2026 da Unicamp ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Os estudantes terão de resolver provas objetivas com:
-
12 questões de Matemática
-
12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 questões de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia (para cada uma das matérias);
-
3 questões de Filosofia;
-
3 questões de Sociologia.
Será necessário atingir 550 pontos, no mínimo, para ser selecionado para a segunda fase. Além disso, a quantidade de candidatos convocados dependerá do número de vagas disponíveis. Esse cálculo pode ser encontrado na página 20 do Manual.
Segunda fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Na segunda fase, os participantes terão de:
1º dia de provas
-
Escrever uma redação, a partir de duas propostas de texto, que será definido apenas um tipo para a produção;
-
6 questões abertas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
2 questões abertas de Língua Inglesa e duas de Ciências da Natureza.
2º dia de provas:
-
Uma parte comum a todos os candidatos com 6 questões discursivas de Matemática (cursos de Exatas/Tecnológicas) e 4 questões para os demais;
-
Prova interdisciplinar com duas questões discursivas de Ciências Humanas; Questões de Conhecimentos Específicos em que a quantidade de cada disciplina depende da área de curso escolhida.
Para mais detalhes, confira o edital do Vestibular Unicamp 2026 ou o Manual da Unicamp 2026.
Vagas da Unicamp para 2026
A Unicamp ofertará um total de 3.368 vagas em dezenas de cursos de graduação. As oportunidades serão distribuídas em diferentes processo seletivos, tais como o vestibular tradicional, a seleção via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Provão Paulista, Vestibular Indígena e seletiva para medalhistas olímpicos. Veja:
Crédito: Divulgação / Manual de Ingresso da Unicamp 2026.
Veja relação completa da concorrência do Vestibular 2026 da Unicamp
Cronograma do Vestibular 2026 da Unicamp
Veja abaixo as principais datas do Vestibular 2026 da Unicamp:
-
Inscrições: 01/08 a 08/09
-
Prova de Habilidades Específicas – Música: 15 a 30/09
-
1ª fase: 26/10
-
2ª fase: 30/11 e 01/12
-
Provas de Habilidades Específicas: 03 a 05/12
-
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23/1/2026
Fique por dentro do calendário dos principais vestibulares do país.
