As provas de 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp serão aplicadas no domingo, 30 de novembro, e segunda, 1º de dezembro. Os 13.045 candidatos convocados para esta fase realizarão questões dissertativas e uma redação a partir das 9h.
Visto que, diferente da 1ª fase, essa etapa exige dos candidatos a capacidade de elaboar respostas discursivas, uma parte fundamental para responder as questões é praticar a escrita. O coordenador cedagógico do Poliedro Curso Campinas, Sandro Vimer Valentini Junior, explica que é preciso treitar tanto a composição de uma redação quanto elaboração de respostas.
"É importante que esse exercício de escrita seja acompanhado da correção das respostas e das redações, considerando modelos de pontuação e avaliação da banca responsável", desenvolve Sandro. Para correção é possível utilizar os materiais disponibilizados pela Comvest, que apresenta informações sobre a correção.
As provas do 1º dia são comum para todos candidatos, serão realizadas a redação e questões de Linguagens e Ciências da Natureza. Já no 2º dia, existe uma parte comum a todos, com questões de Matemática e Ciência Humanas, e a parte específica dos cursos escolhidos.
Os candidatos devem chegar ao local de prova a partir das 8h, a entrada para as salas de aplicação será permitida até as 9h. O tempo de realização das provas será de cinco horas, encerrando às 14h.
Para a realização da 2ª fase do Vestibular 2026 da Universidade Federal de Campinas (Unicamp), os candidatos devem levar documento de identificação com foto, caneta de material transparente e tinta preta e garrafa de água. Também será permitido o uso de lápis preto, borracha, régua transparente e compasso.
Mais orientações podem ser encontradas no Manual da Unicamp 2026.
Leia também: Unesp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2026
Dicas para as provas de 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp
É esperado que a 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp traga questões que discutem o assuntos importantes do dia a dia, já que nos últimos anos o vestibular têm cobrado temas presentes em jornais nos exercícios. "No geral, são questões bem elaboradas, que necessitam de conhecimento profundo para responder", explica Wander Azanha, diretor do curso pré-vestibular Oficina do Estudante.
Wander deixa claro que o candidato deve estar preparado e ter conhecimento sobre conceitos e teorias, além dos acontecimentos do mundo. O diretor também destaca a importância de praticar a escrita das resposta com provas anteriores da segunda fase, já que o espaço para desenvolver a solução é limitado.
Durante a prepração para a 2ª fase, Sando sugere que os candidatos descansem na vespera das provas e procurem manter uma rotina de estudos centrada na resolução de provas anteriores e na produção da redação. É importante não estudar em excesso e se preocupar com o bem-estar físico e mental.
Acesse as provas anteriores da Unicamp.
Confira 5 dicas para segunda fase dos vestibulares, segundo especialista
Crédito: Divulgação
O que levar para as provas de 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp?
Para realização das provas da 2ª fase do Vestibular 2026 da Unicamp os candidatos devem levar:
-
Documento de identificação original com foto;
-
Caneta de material transparente e tinta preta;
-
Lápis preto e borracha;
Os candidatos também são permitidos a utilizar régua e compasso de material transparente, bem como levar garrafa de água
No entanto, não é permitido utilizar qualquer aparelho eletrônico, como celulares e relógios, de qualquer tipo, corretivos, lapiseiras, marcadores de texto, bonés, chapéus ou outros materiais não relacionados à prova.
Provas do Vestibular 2026 da Unicamp
O Vestibular 2026 da Unicamp ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Os estudantes terão de resolver provas objetivas com:
-
12 questões de Matemática
-
12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 questões de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia (para cada uma das matérias);
-
3 questões de Filosofia;
-
3 questões de Sociologia.
Será necessário atingir 550 pontos, no mínimo, para ser selecionado para a segunda fase. Além disso, a quantidade de candidatos convocados dependerá do número de vagas disponíveis. Esse cálculo pode ser encontrado na página 20 do Manual.
Segunda fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Na segunda fase, os participantes terão de:
1º dia de provas
-
Escrever uma redação, a partir de duas propostas de texto, que será definido apenas um tipo para a produção;
-
6 questões abertas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
2 questões abertas de Língua Inglesa e duas de Ciências da Natureza.
2º dia de provas:
-
Uma parte comum a todos os candidatos com 6 questões discursivas de Matemática (cursos de Exatas/Tecnológicas) e 4 questões para os demais;
-
Prova interdisciplinar com duas questões discursivas de Ciências Humanas; Questões de Conhecimentos Específicos em que a quantidade de cada disciplina depende da área de curso escolhida.
Para mais detalhes, confira o edital do Vestibular Unicamp 2026.
Vagas da Unicamp para 2026
A Unicamp ofertará um total de 3.368 vagas em dezenas de cursos de graduação. As oportunidades serão distribuídas em diferentes processo seletivos, tais como o vestibular tradicional, a seleção via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Provão Paulista, Vestibular Indígena e seletiva para medalhistas olímpicos. Veja:
Crédito: Divulgação / Manual de Ingresso da Unicamp 2026.
Veja relação completa da concorrência do Vestibular 2026 da Unicamp
Cronograma do Vestibular 2026 da Unicamp
Veja abaixo as principais datas do Vestibular 2026 da Unicamp:
-
Inscrições: 01/08 a 08/09
-
Prova de Habilidades Específicas – Música: 15 a 30/09
-
1ª fase: 26/10
-
2ª fase: 30/11 e 01/12
-
Provas de Habilidades Específicas: 03 a 05/12
-
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23/1/2026
Fique por dentro do calendário dos principais vestibulares do país.
