O resultado preliminar da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026 da UFRGS foi liberado nesta terça-feira, 12 de agosto. Lista de estudantes beneficiados que poderão fazer prova de graça pode ser consultada no link a seguir:
Veja resultado preliminar da isenção da taxa do Vestibular 2026 da UFRGS
Será possível entrar com recurso da isenção entre 13 e 15 de agosto. Procedimento é feito pela internet. Relação definitiva, após análise dos recursos, sairá em 22 de agosto.
Candidatos participarão das provas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos dias 29 e 30 de novembro. Segundo a universidade, as inscrições para a seletiva estão previstas para iniciar em 25 de agosto.
Veja também: No Paraná, UEM abre inscrições para vestibular e PAS
Quem teve direito à isenção da taxa do Vestibular 2026 da UFRGS?
A solicitação para fazer o vestibular da UFRGS de graça pôde ser feita no site oficial do processo seletivo (vestibular.ufrgs.br) entre os dias 15 de julho e 5 de agosto. O candidato teve de preencher um formulário eletrônico, anexar e enviar a documentação exigida.
Puderam fazer o pedido, participantes que cumprissem os requisitos abaixo:
-
Ter feito o ensino médio ou estar concluindo em escola pública, ou como bolsista integral na rede particular;
-
Ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$2.277).
Os estudantes que tiverem com a inscrição regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) foram dispensados de enviar a documentação para comprovação de renda.
Crédito: Divulgação / UFRGS
Cronograma do Vestibular 2026 da UFRGS
Fique por dentro das principais datas anunciadas até o momento do Vestibular 2026 da UFRGS:
-
Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 15/07 a 05/08
-
Resultado preliminar da isenção: 12/08
-
Recursos: 13 a 15/08
-
Resultado definitivo da isenção: 22/08
-
Edital: 20/08
-
Inscrições: a partir de 25/08
-
Provas: 29 e 30/11
Como funciona o vestibular da UFRGS?
O vestibular da UFRGS costumar ser realizado entre as 14h e 19h30 nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.
Os estudantes deverão responder 15 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Língua Estrangeira Moderna, História, Geografia, Química, Física e Biologia.
Os estudantes também precisam fazer uma produção textual. O tema da redação do Vestibular 2025 da UFRGS foi: "Memória da enchente do Rio Grande do Sul".