UFPE adia também as provas da 2ª fase do Vestibular 2013

Universidade espera a Lei das Cotas ser regulamentada para soltar o edital.

Em 04/10/2012 16h27

Por Adriano Lesme
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Após adiar as inscrições para o Vestibular 2013, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou nesta quinta-feira, 4 de outubro, que as provas da segunda fase, marcadas para os dias 2 e 3 de dezembro, também terão que ser adiadas. A expectativa é que os exames sejam realizados em janeiro de 2013. O adiamento não interfere na primeira fase, que continua sendo o Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o Ministério da Educação (MEC), pró-reitores de graduação e dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada ontem, 3, em Brasília. Nessa reunião foi discutido o cronograma e outros detalhes para a implantação da Lei das Cotas, que deverá ser regulamentada nos próximos 15 dias.

Como o MEC não abre mão do texto da lei já valer a partir do ingresso para 2013, a UFPE terá que estudar formas de cumprir os 12,5% de vagas reservadas para cotistas no Vestibular 2013. Dessa forma, a universidade precisa de mais tempo para redigir o edital do processo seletivo. Ainda não há previsão de quando serão abertas as inscrições.

No final de agosto, a UFPE cancelou o sistema de bônus de 10% na pontuação final do vestibular para os candidatos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos. Como a reserva de vagas virou lei, não há motivos para existir uma bonificação para vestibulandos cotistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ingresso no próximo ano UFPE vai oferecer 6.961 vagas, sendo 870 exclusivas para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Se for seguir a Lei das Cotas, metade das vagas reservadas será destinada aos vestibulandos com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio e a outra metade para pretos, pardos e indígenas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vagas reservadas para a Lei das Cotas deverão ser preenchidas exclusivamente pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, poderão ser retiradas do Vestibular 2013. A UFPE promete divulgar novas informações nas próximas semanas.

Por Adriano Lesme