A UFJF, em Minas Gerais, abriu as inscrições para o Pism 2026 na tarde de hoje, 28 de julho. O prazo segue até 8 de agosto. A taxa custa R$ 150.
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) é o vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, porém somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.
Também começou hoje o período para solicitar isenção da taxa de inscrição. Segundo a universidade, podem pedir o benefício candidatos que se encaixam nas duas situações abaixo:
-
CadÚnico: estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
-
Escolaridade e renda: estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada.
Conforme o crongrama disponibilizado no Edital do Pism 2026 da UFJF, o resultado dos pedidos de isenção deve sair no dia 27 de agosto.
Leia também:
UFMG divulga edital do Vestibular Seriado 2025: confira datas, vagas e regras
Provas do Pism 2026 da UFJF
Crédito: Divulgação / UFJF.
As provas do Pism 2026 da UFJF serão realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé (MG), além de Petrópolis e Três Rios (RJ).
Os inscritos nos módulos I e II respondem 20 questões objetivas e oito questões discursivas em cada um dos dias. Já os candidatos do módulo III fazem dez questões discursivas de disciplinas variam conforme o curso escolhido.
Os candidatos ao curso de Música também precisam fazer um teste de habilidade específica (THE) por meio do envio de vídeos.
Estude as provas dos Pism anteriores da UFJF
Vagas do Pism 2026 da UFJF
O Pism 2026 da UFJF oferece 2.256 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.856 vagas em 67 cursos no campus de Juiz de Fora e 400 vagas em dez cursos no campus avançado de Governador Valadares.
Metade das vagas destinadas ao Pism são reservadas para vestibulandos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas, há vagas separadas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A UFJF também separa vagas para surdos no curso de Letras-Libras.
Para mais informações, acesse o Edital do Pism 2026 da UFJF.