Fuvest anuncia mudanças para as edições 2027 e 2028 do Vestibular da USP

Novidades passarão a valer a partir das edições de 2027 e 2028 do Vestibular da Fuvest
Em 17/12/2025 13h30 , atualizado em 17/12/2025 15h08 Por Lucas Afonso

Estudantes na sala de aula
Vestibular da Fuvest acontece em duas fases.
Crédito da Imagem: Foto - Marcos Santos / USP Imagens
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Vestibular da Fuvest terá mudanças em suas próximas edições, segundo a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O processo seletivo oferece vagas em cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP).

As novidades foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP, sendo propostas pela Fuvest e Pró-Reitoria de Graduação e aplicadas a partir das edições de 2027 e 2028 da seleção.

"As novidades dão continuidade às alterações aprovadas em 2024 pelo próprio Conselho, como a inserção de novas componentes curriculares, o novo programa na 1ª Fase e em parte da 2ª Fase, e a adoção de múltiplos gêneros textuais para elaboração da redação"

Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest

Entre as novidades deste ano estão a escolha do local de prova pelos participantes e duas alternativas de propostas de redação com outro gênero textual além do dissertativo-argumentativo

Leia também: Professores analisam como foi a segunda fase da Fuvest 2026 

Mudanças e novidades para edições 2027 e 2028 do Vestibular da Fuvest

No Vestibular 2027 da Fuvest, a primeira fase contará com menos questões, reduzindo de 90 itens para 80 questões, mantendo o mesmo tempo de prova.

A partir do Vestibular 2028, serão incorporadas mudanças na segunda fase. No primeiro dia desta etapa, a avaliação contará com questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Artes e Educação Física). Dessa forma, o exame contará com uma abordagem interdisciplinar na fase final. O número de questões para esta área reduzirá de 10 para 8 itens.

Candidatos da Fuvest
Provas da Fuvest 2026 foram aplicadas em outubro e dezembro. 
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens.

No segundo dia da 2ª fase da Fuvest, também a partir da edição 2028 que será aplicada em 2027, o número de questões passará de 12 para 10. Haverá uma redução dos tipos de provas, passando de 22 para seis tipos, aplicados conforme a carreira escolhida. Confira:

  • Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);

  • Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);

  • Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);

  • Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);

  • Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);

  • Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).

A Pró-Reitoria de Graduação da USP consultará, ao longo de 2026, as unidades para indicarem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira. Assim que concluído este processo, a Fuvest divulgará a relação. 

Na opinião de Raul Celestino de Toledo Soares Neto, coordenador pedagógico do Poliedro Curso SP, a redução do número de questões da primeira fase junto à manutenção do tempo de prova, mostra "a preocupação da banca em selecionar candidatos capazes de refletir, analisar dados e interpretar informações antes da formulação de opiniões ou conclusões imediatas".

"O vestibular tende a se consolidar como um desafio seletivo, um estímulo à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de estudos que integrem diferentes áreas do saber. O objetivo parece ser a formação de uma geração de jovens conectados, críticos e capacitados para compreender o mundo de forma mais ampla e complexa"

Raul Celestino

Fique por dentro dos cronogramas dos vestibulares de todas as regiões brasileiras 


Relacionados

Estudantes na sala de aula
Enem-USP 2026: inscrição da seleção da Fuvest que aceita notas do Enem 2025 termina nesta sexta (19)
São oferecidas 1,5 mil vagas por meio das notas do Enem 2025 na seleção do Enem-USP. Clique e saiba como participar do vestibular.
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fatec (SP) publica gabarito do Vestibular 2026: confira respostas
A Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec - SP) divulgou nesta quarta-feira (17) os gabaritos do Vestibular 2026. Clique e confira!
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest 2026: 2ª fase foi aplicada no domingo (14) e segunda (15); veja comentários de professores sobre as provas
Candidatos realizaram as provas no domingo (14) e segunda (15) para concorrer a mais de 8 mil vagas em cursos de graduação na USP.
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest 2026: resultado com lista de aprovados na USP é divulgada; confira
O resultado do Vestibular 2026 da Fuvest que oferece vagas para a Universidade de São Paulo (USP) foi liberado para consulta hoje (23).
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest 2026: veja 5 dicas para redação do vestibular da USP
Confira cinco dicas para a prova de redação do Vestibular 2026 da Fuvest. Segunda fase do exame acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro.
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest libera resultado da primeira fase do Vestibular 2026; confira selecionados
O resultado da primeira fase do Vestibular 2026 da Fuvest foi divulgado nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Clique e confira lista de aprovados para 2ª fase.
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest publica segunda chamada do Vestibular 2026; confira selecionados
O resultado da segunda chamada do Vestibular 2026 da Fuvest foi liberado para consulta nesta terça-feira, 3 de fevereiro.
Notícias
Estudantes na sala de aula
Fuvest terá autores indígenas nas obras literárias do vestibular a partir de 2030; veja lista
Inclusão de autores indígenas nas obras literárias do vestibular da Fuvest que oferece vagas para USP começa a partir de 2030. Veja lista!
Notícias