O Ministério da Educação (MEC) está com as inscrições abertas para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) para o ano letivo de 2021. A inscrição é gratuita e realizada junto à missão diplomática brasileira nos países participantes do programa até o dia 30 de setembro.
O PEC-G é destinado à formação de estudantes estrangeiros, preferencialmente de países em desenvolvimento, por meio vagas em cursos de graduação de instituições de ensino brasileiras. Após a formação do estudante estrangeiro em um curso de graduação no Brasil ele retorna ao seu país de origem.
Quais os requisitos para participar?
Poderá concorrer a uma vaga no PEC-G os estrangeiros que se encaixem nas exigências abaixo:
- Ser cidadão e residente de país participante do PEC-G;
- Possuir entre 18 anos completos e, preferencialmente, até 23 anos completos;
- Ter cursado o Ensino Médio em país que não seja o Brasil, com média aritmética global de todas as disciplinas igual ou superior a 60% e média final na disciplina da língua oficial de seu país igual ou superior a 60%;
- O candidato que não tenha concluído o Ensino Médio até a data da inscrição no PEC-G poderá se candidatar e deverá apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula na IES brasileira, caso selecionado;
- Possuir o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
- Comprovar meios para se manter no Brasil e ter um responsável financeiro com condições de enviar recursos regularmente para o estudante;
- Comprometer-se a regressar a seu país de origem após a graduação.
Países Participantes*
África: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Cabo Verde, Cameroun, Côte d'Ivoire, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia, Togo, Tunísia, Zâmbia.
América Latina e Caribe: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.
Ásia e Oceania: China, Índia, Irã, Líbano, Paquistão, Síria, Tailândia, Timor-Leste.
Europa: Armênia, Hungria, Macedônia do Norte, Polônia, Turquia.
*Essa lista poderá ser alterada conforme a adesão de países apresentada pelo Ministério das Relações Exteriores até o fim do período de inscrições.
Cursos e Vagas
A oferta é de mais de 290 cursos distribuídos por mais de 100 instituições de ensino (federais, estaduais, municipais e privadas). As vagas são apenas para o primeiro semestre de cursos de graduação em período diurno ou integral.
Clique aqui para conferir as vagas disponíveis
Seleção
A seleção para participar do programa é realizada por profissionais das instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes do programa. O candidato é avaliado pelo histórico escolar e adequação do currículo do Ensino Médio ao curso de graduação pretendido. A seleção está prevista para ser realizada de 17 a 20 de novembro.
Resultado
De acordo com o cronograma do programa, no dia 30 de novembro o resultado preliminar deve ser liberado. Já o resultado final será disponibilizado no dia 18 de dezembro.
Para mais informações acesse a Página do PEC-G ou consulte o edital.
