Inep divulga conteúdo programático e calendário do Enem 2009

Em 15/05/2009 09h03 , atualizado em 15/05/2009 09h05 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem a matriz de habilidades do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O documento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, com o aval das universidades federais.

A matriz traz um conjunto de 30 habilidades para cada uma das quatro áreas que irão compor o exame a partir de agora: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Além disso, para cada área, também são explicitados quais conteúdos curriculares específicos do ensino médio relacionados. Vale ressaltar que a disciplina de Língua Estrangeira só será incorporada ao exame a partir do ano que vem.

* Veja o documento completo aqui

A ideia do MEC é que o novo modelo incentive o raciocínio com questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. O Inep ressalta que a nova proposta não abandona a idéia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.

Cronograma

O instituto divulgou também o provável calendário do Enem 2009. As inscrições deverão ser feitas entre 15 de junho e 17 de julho. A maneira como elas serão realizadas é que ainda não está definido. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

Já os resultados das quatro provas de múltipla escolha serão disponibilizados no dia 4 de dezembro. O resultado final, que inclui a nota da redação, será publicado em 8 de janeiro de 2010.

Vestibular unificado

Até o fim deste mês, o Ministério da Educação (MEC) irá anunciar a relação final de universidades federais que vão adotar o novo Enem como critério de seleção. O dia 20 maio foi o prazo final estabelecido pelo Comitê de Governança do Enem para que as instituições que vão utilizar o exame como fase única em seus vestibulares se manifestem. Vencido o prazo, será realizada uma reunião entre os reitores dessas universidades e o Comitê, para o aperfeiçoamento das regras do Sistema de Seleção Unificada.

* com informações do Inep

Veja também:
14/05: Novo Enem pode se tornar obrigatório para alunos da rede pública
08/05: Enem será a forma de seleção para ingresso nos institutos federais
18/04: Reitores de universidades e MEC definem mais formas de adesão ao novo Enem
13/04: MEC propõe datas para Enem 2009
Blog da redação: MEC e o novo modelo de vestibular das federais

Por Wanessa de Almeida