Indígenas devem fazer matrícula na UFPR nesta quinta-feira

Em 28/01/2009 16h29 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Os dez candidatos aprovados na 8ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem fazer sua matrícula amanhã (29), às 14h, na sede do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), localizada no subsolo do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

No ato do registro acadêmico, os classificados devem levar cópias autenticadas dos seguintes documentos:

♦ duas do histórico escolar;
♦ uma do RG;
♦ uma do CPF;
♦ uma da certidão de nascimento.

Cada candidato irá participar de uma reunião e de um processo de entrevistas, quando será definido o curso em que irá estudar na UFPR. Dos dez alunos aprovados, sete são homens e três, mulheres. Atualmente, 23 alunos indígenas estudam na instituição.

Após as provas, realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro em Londrina, 57 candidatos foram classificados para as dez vagas oferecidas pela UFPR. As sete universidades públicas estaduais, que também organizam o vestibular conjunto, oferecem seis vagas cada, são elas: UEL, UEM, UENP, UEPG, UNIOESTE, UNESPAR, UNICENTRO.

No total, 226 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo. As vagas nas universidades estaduais são reservadas para integrantes de comunidades indígenas paranaenses. Na UFPR, as vagas são abertas a índios de qualquer região do país.

Os candidatos fizeram prova oral de língua portuguesa e provas objetivas de português, língua estrangeira ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química, além de redação.

Representantes das universidades envolvidas se deslocaram até as reservas indígenas para efetivar as inscrições dos candidatos. Entre os documentos exigidos para a inscrição estão cartas de lideranças de comunidades indígenas e da Fundação Nacional do Índio. O manual do candidato foi publicado em português, kaingang e guarani.

Por Gabriele Alves