IME (RJ) divulga resultado do Exame Intelectual do Vestibular 2019/2020

Primeira chamada para matrículas será feita em 20 de dezembro. Aprovados passarão por exames de saúde e aptidão física.

Em 11/12/2019 09h27 , atualizado em 11/12/2019 09h28

Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Imagem: IME/Divulgação
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou na última terça-feira, 10 de dezembro, o resultado do Exame Intelectual do Vestibular 2019/2020. A primeira chamada para matrículas será feita em 20 de dezembro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira o resultado

Os convocados em primeira chamada participarão da Inspeção de Saúde (IS) em 13 de janeiro de 2020. Já o Exame de Aptidão Física (EAF) será realizado entre 20/1 e 10 de fevereiro. 

Como foi o Vestibular do IME?

Os candidatos participaram da primeira etapa do Exame Intelectual em 15 de outubro. As provas de tal etapa foram compostas por questões de Matemática, Física e Química. 

Em 21 de outubro, o IME divulgou os classificados para a segunda etapa do Exame Intelectual do Vestibular. Os convocados contaram com provas de 28 a 31 de outubro, as quais foram divididas da seguinte forma:

  • 1º dia: prova discursiva de Matemática
  • 2º dia: prova discursiva de Física
  • 3º dia: prova discursiva de Química
  • 4º dia: provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês 

Os gabaritos das provas objetivas presentes nas duas etapas do Exame de Escolaridade do Vestibular do IME podem ser vistos neste link

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as vagas do IME?

A oferta do IME para 2020 é de 98 vagas. As oportunidades são para o Rio de Janeiro e se dividem em Ativa e Reserva. Entenda cada categoria:

Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Modalidade voltada para o candidato que deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
 
Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Categoria voltada para candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao estudante alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após esta etapa, o aluno segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente. 

Cursos

O ciclo básico da graduação do IME é geral para todos os estudantes. Após este período, os alunos devem escolher entre Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do IME.