Em entrevista ao portal do g1, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, afirmou que o órgão lançará, até o início de março, um aplicativo responsável por disponibilizar os certificados de conclusão do ensino médio por meio do Enem 2025. No entanto, nesta terça (27), Manuel corrigiu sua fala, afirmando que na verdade o processo será feito por meio de uma plataforma online e não um app de celular.
Estudantes que assinalaram, durante a inscrição, a opção de usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para certificar o fim do ensino médio poderão solicitar os certificados na plataforma Certificação Digital a partir de 2 de março.
No entanto, até lá o período de matrícula para candidatos selecionados no Sistema de Seleção unificada (SiSU) 2026 já terá encerrado. Palacios garante que a Secretaria de Educação Superior entrará em contato com instituições que utilizam o SiSU para informar sobre o prazo de emissão dos certificados.
Ainda segundo o presidente, o uso do aplicativo não foi divulgado aos estudantes antes porque o Inep está preparando o material para realizar a divulgação. Palacios acrescenta que a intenção é que todo procedimento seja realizado de forma on-line, em parceria com institutos federais de todas as regiões do país.
A informação de que o Enem 2025 voltaria a certificar conclusão do ensino médio foi divulgada em maio do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep, dias antes da abertura das inscrições para o exame.
O Enem 2025 foi aplicado em 9 e 16 de novembro. Já, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.
Leia também: MEC abre inscrição para mais 590 mil bolsas de estudos pelo ProUni 2026
Enem 2025 como certificador de conclusão do ensino médio
Para utilizar o Enem 2025 como forma de certificar a conclusão do ensino médio, o estudante deve:
-
Ter 18 anos ou mais até o primeiro dia de prova;
-
Atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento do Exame;
-
Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.
