Enem 2008: melhores resultados estão no Sudeste

Em 29/04/2009 08h03 , atualizado em 29/04/2009 16h33 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (28) os resultados obtidos por cada escola do país na edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Pelo segundo ano consecutivo, a melhor média de todo o Brasil (80,5) foi alcançando pelo Colégio São Bento, do Rio de Janeiro.

Segundo o Inep, das 26.665 escolas de Ensino Médio (de acordo com o Censo Escolar), 24.253 tiveram alunos participando do Enem no último ano. Cerca de 6 mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

O resultado reflete também o baixo nível do ensino público do país. Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obteve nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%.

Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral. Com exceção do Colégio Helyos, de Feira de Santana (BA) e do Colégio WR, em Goiânia (GO), que ocupam respectivamente o quinto e o sexto lugar, todas as escolas que estão entre as dez melhores localizam-se na Região Sudeste.

A região Sudeste é a que obteve o maior número de escolas nos primeiros lugares. Das 20 melhores escolas pesquisadas pelo instituto, 15 são particulares e a maioria se concentra na Região Sudeste.Entre as 50 mais bem colocadas, 40 são da região, sendo 19 do Rio de Janeiro, 11 de Minas Gerais e 10 de São Paulo.

O Centro-Oeste teve três escolas entre as primeiras, sendo duas em Goiânia e uma no Distrito Federal. O Sul do país apareceu em último lugar entre os 50 melhores resultados, com uma unidade de Santa Catarina. Uma escola de Manaus foi a primeira a ser citada, com a 203ª posição.

* com informações da Agência Brasil e Inep

Veja também:
Faça a consulta das médias de todo o país
Como se sair bem na prova do Enem?
Está com dúvidas sobre o exame? Pergunte pra nós!

Por Wanessa de Almeida