O Dia do Estudante é celebrado nesta segunda, 11 de agosto. A data foi estabelecida por conta da criação neste mesmo dia em 1827 das duas primeiras faculdades brasileiras, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito de Largo do São Francisco, em São Paulo.
Ambas instituições tiveram uma importância significativa na história e consolidação do ensino superior brasileiro, afirma o professor de História Cláudio Fernandes.
No Rio de Janeiro, está localizado o Instituto Militar de Engenharia (IME). Uma instituição que oferece formação superior em diversas áreas de Engenharias. O processo seletivo para entrar nos cursos do IME é considerado um dos vestibulares mais concorridos do país.
O Brasil Escola conversou com estudantes do instituto que contam sobre suas trajetórias de preparação para o vestibular e como é a rotina de um aluno do IME.
Veja também: Conheça histórias de jovens que têm vida transformada pela educação
Trajetórias de estudantes do IME
Natural do Rio de Janeiro, a jovem Giovanna Samary (20) começou a se preparar para o vestibular do IME no último ano do ensino médio. Com uma rotina exaustiva de estudos, a aprovação aconteceu dois anos depois após um ano de cursinho.
Atualmente está no quarto período de formação. Para Giovanna, uma dificuldade é conciliar a parte acadêmica com a militar, sem que uma atrapalha a outra.
A carioca acorda às 6h, pratica o treinamento físico militar, também chamado de TFM, assiste às aulas e vai à academia. Os estudos se encerram às 21h/22h.
Ela enfatiza a importância de treinar para os testes físicos que fazem parte da seleção para entrar no IME. "Continuem estudando bastante, mas separem um tempo do dia para realizar um treino, pois irá ajudar nos estudos, além de preparar para o Exame de Aptidão Física (EAF)", afirma.
Leia também: 1º lugar no vestibular do ITA é ocupado por uma mulher
Sonho de ser militar
De São Gabriel, interior do Rio Grande do Sul, Thiago Berger conta que sempre teve o desejo de cursar Engenharia e o sonho de ser militar. Foram dois anos de uma rotina de estudo em que dedicava dia e noite para a aprovação no vestibular.
O jovem de 21 anos compartilha que o seu dia no IME é movimentado e que é preciso disciplina e resiliência para lidar com rotina, mas salienta que ela estimula os estudantes a ultrapassarem seus limites.
Aos vestibulandos, ele aconselha ter perseverança, foco nos estudos e buscar métodos nos quais mais se adaptem à realidade de cada um.
Carreira aeroespacial
Bernardo Papaléo (20), do Rio de Janeiro, relata que consolidou uma boa base no ensino médio e cursou um ano de pré-vestibular para conquistar a vaga na instituição.
"O aluno do IME, visto como graduando de excelência, é submetido a diversas tarefas complexas ainda na formação, de forma que podemos desde cedo desenvolver experiências em projetos e conhecimento científico"
Sobre projetos futuros após a graduação, Bernardo quer seguir na carreira aeroespacial, trabalhando com propelentes de foguetes, atividade na qual começou a praticar ainda no curso superior.
Quanto ao vestibular do IME, Bernardo destaca que é preciso ter uma base sólida. "Acredito que os três pilares para ser aprovado no vestibular do IME sejam: base sólida, dedicação integral e estratégia de prova", elenca.
Confira: Vida profissional de oficiais da infantaria do Exército Brasileiro
Como funciona o Vestibular 2026 do IME?
O Vestibular 2026 do IME é realizado nestas cinco etapas:
-
Exame Intelectual (EI);
-
Inspeção de Saúde (IS);
-
Exame de Aptidão Física (EAF);
-
Avaliação Psicológica (Avl Psc); e
-
Procedimento de Heteroidentificação (PH).
Crédito: Divulgação / IME.
Confira os detalhes de cada uma das etapas do Vestibular do IME:
1ª etapa: Exame Intelectual (EI)
Os candidatos realizam provas em duas fases.
-
1ª fase - 21/09: prova objetiva de Matemática, Física e Química.
-
2ª fase - 23 a 26/10: provas discursivas de Matemática, Física, Química; prova com questões objetivas de Português e redação; prova objetiva de Inglês. A fase é realizada em quatro dias consecutivos.
Estude as provas dos vestibulares anteriores do IME
Nesta etapa, os conteúdos base para a avaliação são aqueles vistos durante o ensino médio.
As provas do Vestibular 2026 do IME serão aplicadas nas seguintes cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Manaus (AM).
Resultado sairá em 23 de dezembro, segundo o edital.
2ª etapa: Inspeção de Saúde (IS)
Apresentação de laudos de exames e caderneta de vacinação pelos participantes do processo seletivo.
3ª etapa: Exame de Aptidão Física (EAF)
Aplicação de testes de aptidão e condicionamento físico.
4ª etapa: Avaliação Psicológica (Avl Psc)
Realização de avaliações psicológicas.
5ª etapa: Procedimento de Heteroidentificação
Aplicado a candidatos que se autodeclararam negros e que concorrem às vagas reservadas. Comissão irá avaliar condição declarada por meio de critérios fenotípicos.
Vagas do Vestibular 2026 do IME
O Vestibular 2026 do IME oferece 65 vagas sendo 52 vagas para ampla concorrência e 13 vagas reservadas a candidatos negros Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014 (autodeclarados pretos no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.
Para mais detalhes, acesse o edital do Vestibular 2026 do IME (ativa) e edital do Vestibular 2026 do IME (reserva).