Cursos de Medicina mal avaliados no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) sofrerão penalidades, afirma Ministério da Educação (MEC).
Nesta terça-feira, 19 de agosto, o MEC anunciou medidas para supervisão estratégica de formações em Medicina que tiverem notas baixas no exame. Entre as penalidades para os cursos com índices de 1 e 2, estão: redução de novas vagas e suspensão de vestibulares (escala de desempenho vai de 1 a 5).
A avaliação será aplicada pela primeira vez em 19 de outubro. O objetivo do Enamed é avaliar a formação médica, contribuir para a melhora dos cursos, bem como, aprimorar a seleção para residência médica.
Neste ano, puderam se inscrever na prova aqueles inscritos no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), como também os interessados em aproveitar o desempenho para o Exame Nacional de Residência (Enare). A partir de 2026, estudantes do 4º ano de formação poderão fazer as provas.
Leia também: Edital do Enamed 2025 é liberado; veja regras e datas
Penalidades para cursos de Medicina mal avaliados no Enamed
Os cursos de Medicina que tiverem baixo desempenho no Enamed, com índices de 1 e 2 em uma escala que vai de 1 a 5, passarão por uma supervisão estratégica a partir de 2026 e poderão sofrer as seguintes medidas, segundo o MEC:
-
Não poderão aumentar vagas no curso;
-
Suspensão de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
-
Suspensão da participação no Programa Universidade para Todos (ProUni);
-
Suspensão da participação do curso em outros programas federais de acesso ao ensino superior;
-
Redução de vagas para ingresso (cursos com nota 2);
-
Suspensão de ingresso de novos estudantes (cursos com nota 1).
O MEC completa que os resultados da próxima edição do Enamed poderão agravar as medidas já adotadas em cursos mal avaliados. Ao final do processo de supervisão, a pasta poderá desativar a oferta do curso ou diminuir as vagas disponibilizadas.
"Nós vamos fazer uma fiscalização, uma supervisão rigorosa dos cursos de medicina neste país, para garantir a qualidade desses cursos."
Camilo Santana - Ministro da Educação (MEC)
O que é o Enamed e para que serve?
O Enamed é um exame realizado pelos estudantes concluintes de Medicina inscritos no Enade, como também por aqueles candidatos que desejam aproveitar as notas para concorrer a vagas em residência pelo Enare.
Inscrições foram recebidas entre 7 e 18 de julho. Provas acontecerão em 19 de outubro e terão cinco horas de duração.
A avaliação contará com 100 questões objetivas, além de um questionário para coletar informações do perfil do candidato e outro para levantar dados sobre a percepção da prova. Resultado sairá em 5 de dezembro.
Crédito: Divulgação / MEC.
Cronograma do Enamed 2025
Fique por dentro das principais datas do Enamed 2025:
-
Provas: 19/10
-
Gabarito preliminar: 22/10
-
Recursos do gabarito preliminar: 22 a 27/10
-
Resultado do recurso do gabarito preliminar: 05/12
-
Resultado definitivo: 05/12
Veja também: Edital do Enade 2025 disponível; confira modalidades e datas
Vídeo sobre a carreira de Medicina
Fique por dentro de como é a vida profissional na Medicina, segundo a cirurgiã vascular Laryssa Franco: