A Assembleia Geral da ONU está sendo realizada até 29 de setembro em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Neste ano, a iniciativa global completa 80 anos.
O evento da Organização das Nações Unidas (ONU) composta por 193 Estados-membros acontece anualmente e tem como objetivo debater e formular políticas internacionais de assuntos de interesse mundial.
Entre os temas debatidos neste encontro estão as mudanças climáticas, economia global sustentável, juventude, governança de Inteligência Artificial (IA) e conflitos.
Assuntos da atualidade costumam ser cobrados em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares. Temas como migrações, acordos políticos, resoluções entre nações, políticas em defesa dos direitos humanos e democracia, debatidos na Assembleia da ONU são recorrentes nas avaliações de acesso ao ensino superior.
Leia: Como a guerra comercial entre EUA e China pode cair no Enem e vestibulares?
Como a Assembleia Geral da ONU pode cair no Enem e vestibulares?
Para o professor de Geografia Rodrigo Rafacho, a Assembleia Geral da ONU possui um papel central no debate internacional, com responsabilidades no aspecto deliberativo e de fiscalização sobre questões de interesse da população.
O educador reforça que os vestibulares cobram fatos históricos e conhecimentos gerais acerca dos eventos que marcaram a humanidade, tais como desafios sociais, saúde, educação, interesses tecnológicos e militares.
Os conflitos no Oriente Médio e questões climáticas são destacadas por Rodrigo como assuntos atuais que podem cair nas provas deste ano.
No discurso do secretário-geral da ONU, António Gueterres, foi mencionado os três grandes conflitos que ocorrem no mundo, o do Sudão, conhecido como Guerra Esquecida, o conflito na Faixa de Gaza e o da Ucrânia com a Rússia. Para o professor de Geografia do Curso Anglo Sebastian Fuentes, se eles estão em pauta, eles podem cair em algum vestibular e no Enem.
Outro ponto, por ser uma efeméride, aniversário de data fechada dos 80 anos, as provas podem questionar aos candidatos a respeito do contexto histórico da criação da ONU.
Sebastian cita também a importância de estudar sobre o Conselho de Segurança da ONU, formado por cinco países com poder de veto e dez membros rotativos com poder de voto. Entre as decisões que podem ser tomadas é a se a Palestina pode se tornar um país membro pleno da ONU, explica o professor.
Teste seus conhecimentos sobre a ONU
Dicas de estudo sobre a Assembleia Geral da ONU para Enem e vestibulares
Fique por dentro das dicas de estudo sobre a Assembleia Geral da ONU para o Enem e vestibulares, segundo o professor Rodrigo:
1) Leia diariamente veículos de notícias
Reserve ao menos 20 minutos do dia para a leitura de jornais de confiança, seja digitais ou físicos.
2) Revise as atribuições da ONU
Estude as funções da ONU e dos diferentes comitês e órgãos da entidade.
3) Participe de forma ativa nas aulas
Pergunte aos professores as dúvidas durante as aulas, apresente reflexões e demonstre interesse em temas da atualidade. Isso ajuda para ampliar a visão crítica.
4) Resolva questões anteriores
Pesquise e resolva questões anteriores que abordaram a temática.
Estude por meio das provas anteriores do Enem
5) Utilize canais de informação
Escolha um canal no Youtube e redes sociais para auxiliar nos estudos. Por exemplo, no Brasil Escola há uma diversidade de videoaulas gratuitas com conteúdos que te ajudarão a chegar preparado no Enem.
Confira também: Como democracia pode cair no Enem
Crédito: Divulgação.
Videoaula sobre a ONU
Saiba o que é a ONU, sua história e importância para o mundo na videoaula a seguir:
Crédito da imagem:
[1] Drop of Light | Shutterstock