Confira 5 dicas para segunda fase dos vestibulares, segundo especialista

Entre os vestibulares com duas fases estão o da Fuvest, Unicamp, Unesp, UECE e UFPR
Em 26/11/2025 16h12 , atualizado em 27/11/2025 13h22 Por Lucas Afonso

Estudante segura prova em sala de aula
Alguns vestibulares aplicam duas fases de provas.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Muitos dos vestibulares são formados por duas fases, isto é, os candidatos passam por duas etapas de provas, cada uma com suas características e exigências.

Para esta reta final do vestibular, é fundamental que o candidato equilibre a preparação para as provas com pausas ativas - breves intervalos durante a jornada de estudos -, afirma Jonas Sousa, assessor pedagógico da Plataforma Amplia.

A rotina de um vestibulando costuma ser preenchida por uma carga horária significativa de estudo, o que pode causar cansaço mental e físico. Por isso, é importante que o estudante adote um descanto ativo, que é aquele onde se muda o foco da atividade para um momento de relaxamento, caminhada, alongamento ou apreciação do ambiente.

O assessor chama atenção também para a prática de estender muito o tempo de estudo sem considerar as pausas, já que isso pode gerar uma saturação e queda no rendimento e aprendizado.

Entre os vestibulares que aplicam duas fases estão o da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Confira também: UnB volta ao SiSU e cria curso de Inteligência Artificial 

5 dicas para a segunda fase dos vestibulares

Confira, a seguir, cinco dicas de como equilibrar e planejar o tempo de estudo para a segunda fase dos vestibulares, segundo Jonas:

  1. Reveja o planejamento: após a primeira fase, as necessidades mudam. Por isso, o aluno precisa definir suas prioridades e focar no que será cobrado na próxima avaliação; 

  2. Agende pausas ativas: caminhadas, alongamentos e exercícios físicos são exemplos de atividades que ajudam a ter momentos de descompressão; 

  3. Pratique hobbies: parar para ler, desenhar, dançar ou cozinhar são práticas que ajudam a reduzir o estresse acumulado em longos períodos de estudo; 

  4. Priorize os momentos de pausa como obrigatórios: é preciso manter o corpo e a mente em equilíbrio para ter bons resultados. 

  5. Evite estímulos que geram fadiga cognitiva como forma de descanso: “Trocar o estudo pelas telas das redes sociais, pode ser tão prejudicial quanto não respeitar os limites do corpo”, alerta Sousa. 

Jonas Sousa, assessor pedagógico da plataforma Amplia
Jonas Sousa, assessor pedagógico da plataforma Amplia.
Crédito: Arquivo.

Leia também: Professores comentam como foi primeira fase da Fuvest 2026 

Provas da segunda fase dos Vestibulares 2026

Fique por dentro das datas das segundas fases dos principais vestibulares do país:

Unicamp: domingo, 30 de novembro

UFPR: domingo, 30 de novembro

UECE: domingo (30/11) e segunda-feira (01/12)

Unesp: domingo, 7 de dezembro

Fuvest: domingo (14/12) e segunda-feira (15/12)

Confira o cronograma completo dos vestibulares brasileiros.