Brasileiros com passaporte europeu podem solicitar financiamento estudantil no Reino Unido

Empréstimo estudantil abrange dois tipos de financiamento disponíveis

Por Hotcourses Brasil
Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Uma das opções para conseguir bancar um curso em uma universidade no exterior é o chamado student loan – ou “empréstimo estudantil”. Esta nem sempre é a melhor escolha, porque, como o próprio nome diz, o dinheiro é emprestado e o estudante deve pagá-lo de volta. Se ele não tiver uma forma de reembolsar o governo depois, acaba se endividado. Mas este não é o caso do Student Loan do Reino Unido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Empréstimos estudantis no Reino Unido

No Reino Unido, basicamente existem dois tipos principais de empréstimos financiados pelo governo para graduações, oferecidos apenas para estudantes britânicos ou europeus:

  • Maintenance Fee Loan: este empréstimo ajuda a pagar pelo custo de vida no Reino Unido;
  • Tuition Fee Loan: empréstimo pago diretamente à universidade ou faculdade do estudante para cobrir os custos com os estudos.

Para o ano acadêmico de 2017/2018, o empréstimo era de até £ 9.250 para estudantes integrais ou de até £ 6.165 caso estivesse matriculado em uma universidade ou faculdade particular.

Com um passaporte europeu, o estudante brasileiro pode ser capaz de conseguir a Student Loan, que engloba tanto a tuition fee quanto a maintainance fee loan.

Pagamento

Apesar de, como todos os outros empréstimos, você precisa pagar o governo do Reino Unido de volta, eles estipulam uma regra que pode ajudar muito os estudantes. Você só começa a pagá-los a partir do momento que ganhar um salário anual de, no mínimo, £ 21.000 – ou £ 1.720 por mês. 

A quantia do reembolso mensal será determinado por quanto você ganha, e não por quanto você deve. 

No geral, acontece assim: até £21.000 anuais, você não paga nada. Se começar a receber mais do que isso, deve coletar 9% do seu salário mensal. 

Imaginando que você receba, por exemplo, o equivalente a £30.000 por ano, faça o seguinte cálculo:

£ 30.000 - £ 21.000 = £ 9.000
9% de £ 9.000 = £ 810
£ 810/ 12 meses = £ 67,5

Arredondando, você pagará £ 67 por mês ao governo britânico para pagar o empréstimo.

Assim, não é necessário se preocupar com a sua dívida no momento em que você se gradua. É possível aproveitar a sensação de missão cumprida e ir atrás da carreira dos seus sonhos. E, assim, só começar a pagar o governo quando você tiver uma condição financeira mais confortável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, tenha plena noção de que juros serão cobrados desde o momento em que você começar a usar os empréstimos.

O pagamento do empréstimo é descontado do seu salário juntamente com os impostos e Seguro Nacional. Se você for autônomo, o HC Revenue and Customs (HMRC), departamento não-ministerial do Reino Unido responsável pela coleta de impostos, determinará a quantia que você deverá pagar.

Mas e se eu voltar para o Brasil após o término da minha graduação no Reino Unido?

As regras são as mesmas se o seu empregador no exterior for britânico. 

Agora, se você trabalhar para um empregador estrangeiro em outro país, o início do pagamento também acontece apenas quando você começar a receber o equivalente a um valor mínimo anual em libras estipulado pelo governo e também deve ser 9% do seu salário mensal. 

As diferenças no custo de vida são considerados, por isso, o governo divulga anualmente uma lista de valores mínimos para cada país.

Entre abril de 2017 e março de 2018, o valor mínimo estipulado para o Brasil é de £ 12.600. Ou seja, você só começará a pagar quando passar a receber R$ 49.000 anuais, ou R$ 4.083 mensais, dependendo das cotação da moeda. 

É obrigatório preencher o formulário Overseas Income Assessment Form do governo britânico para informar que você trabalhará no exterior, com os seguintes detalhes:

  • Estimativa de salário para os próximos 12 meses;
  • Detalhes da sua conta bancária para fazer o pagamento por débito direto.

Visite o site gov.uk, oficial do governo britânico, para saber mais.
 

Artigos Relacionados


A média de gastos semanais de universitários no Reino Unido

Pesquisa da NatWest revela o quanto os estudantes britânicos gastaram semanalmente em 2014.

Aluna brasileira no Reino Unido explica as diferenças do ensino médio britânico

Confira as principais diferenças de se cursar o colegial no Brasil e no Reino Unido e como é o processo de seleção universitária no exterior.

As universidades do Reino Unido com o maior número de estrangeiros

As universidades do Reino Unido pagam cerca de 120 milhões de libras a agentes recrutadores de estudantes internacionais.

Brasileiros podem se inscrever para bolsas de estudo na Universidade de Westminster

A University of Westminster, em Londres, está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais para graduações especificamente direcionadas a estudantes internacionais de países em desenvolvimento. Saiba como fazer a inscrição, os prazos e requisitos.

Estudantes internacionais graduados no Reino Unido ganham mais do que os britânicos

Estudantes estrangeiros que se formam em universidades do Reino Unido ganham até 50% a mais do que os seus colegas de classe britânicos.

Estudar Medicina no Reino Unido

O estudante não precisa se submeter ao vestibular. Saiba o que é necessário fazer para ingressar nesse curso.

Estudar no Reino Unido: O que são os cursos BTECs?

BTEC é a sigla para Business and Technology Education Council – ou, em português, Conselho de Educação em Negócios e Tecnologia.

Estudar no Reino Unido: O que é a UKCISA?

Órgão consultivo nacional oferece guias práticos e orientações sobre a ida ao país para estudo.