O que fazer nas férias escolares? Estudar ou descansar?

Coordenador pedagógico dá dicas sobre o que os vestibulandos devem fazer durante as férias.

Por Adriano Lesme
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Julho é período de férias escolares, época para largar de vez os livros, viajar, festar e esquecer o vestibular no final do ano. Correto? De acordo com o coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, professor Célio Tasinafo, não é bem assim. O ideal é que o vestibulando equilibre descanso com estudos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O equilíbrio pode ser posto em prática através de um planejamento consequente e coerente com a realidade do estudante. O professor Célio cita um exemplo: se os pais vão ficar em férias no final do mês, o estudante deve se planejar para estudar enquanto os pais ainda estão trabalhando e deixar o período de férias dos pais para descansar. “O equilíbrio não será atingido com uma agenda ‘aberta’, sem planejamento” – afirma o coordenador.

Até mesmo vestibulandos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem ter seus momentos de lazer durante as férias. Para Célio, não é porque o vestibulando enfrentará processos seletivos considerados mais difíceis e concorridos, que não é possível descansar e viajar no recesso escolar. “Estudante cansado não é um estudante produtivo. Por isso, tão importante quanto o tempo reservado para estudos nas férias, é o tempo destinado ao descanso e convívio com a família e amigos” – completa o professor.


Professor e coordenador pedagógico Célio Tasinafo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que estudar nas férias?

Muitos estudantes têm dúvidas sobre quais matérias estudar durante as férias. Segundo Célio, o ideal é que o estudante foque naqueles conteúdos em que possui mais dificuldades, mas que também possa ampliar seus domínios. O coordenador pedagógico alerta que não é hora de tentar aprender um tópico e/ou tema que o vestibulando não possui domínio algum, mas é o momento de se dedicar àqueles conteúdos em que já se possui uma base e pode conseguir se aprimorar.

Outra dica é aproveitar as férias para ler as obras literárias exigidas para os vestibulares, como as da Fuvest e Unicamp. Os livros podem ser levados nas viagens e serem lidos nos momentos de descanso. No entanto, Célio Tasinafo alerta: começar a leitura e não termina-la é infrutífero e frustrante.

Artigos Relacionados


4 formas de estudar no exterior durante as férias

Listamos quatro opções de estudos no exterior que você pode fazer durante as suas férias escolares! Se você sonha estudar no exterior, mas não pode ou não quer ficar tanto tempo fora, pode recorrer aos cursos de curta duração e programas de verão – que são tão ótimos quanto variados.

Balada x Vestibular: essa mistura é possível?

O vestibular deve ser prioridade, mas não exclusividade na sua vida. Veja como é possível conciliar estudo e lazer.

CEUE Pré-Vestibular UFRGS

Saiba como se inscrever e até conseguir bolsa de estudos para o cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Engenharia da UFRGS. Preparatório é voltado para estudantes de baixa renda de Porto Alegre que desejam se preparar para provas de vestibulares e Enem.

Como não cair no sono durante os estudos

Muitas vezes é preciso sacrificar algumas horas de sono para estudar. Veja como espantar a sonolência durante este período sem prejudicar a sua saúde.

Férias acadêmicas e viagens no exterior

Férias de três meses no verão permite que estudantes internacionais conheçam melhor o país que escolheu para estudar.

Férias: estudar ou descansar em ano de vestibular e Enem?

Julho é mês de férias. Mas, quem é vestibulando pode ficar na dúvida entre estudar e descansar nesse período. Veja o que dizem especialistas em educação.

Locais de prova do PSMV 2014 da UFAM podem ser consultados

Teste acontecem somente nos dias 10 e 11 de agosto em Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins.