O SiSU 2026 conta com novidades e a principal delas é a possibilidade de usar notas das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foram abertas na última segunda-feira, 19 de janeiro, e seguem até as 23h59 desta sexta-feria, 23 de janeiro.
Para participar do processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e concorrer às mais de 274 mil vagas em universidades públicas, será necessário ter tirado mais de zero na redação e não ter realizado o exame na condição de treineiro.
Os candidatos inscritos poderão acompanhar as notas de corte e verificar as chances de aprovação. A classificação parcial atualizada saiu no sistema na manhã desta quarta (21).
Para Rafaela Quintella, coordenadora de segmento (9º ano, Ensino Médio e Pré Vest) do Colégio Pensi, é essencial que os estudantes pensem de forma estratégica na hora de usar a nota do Enem.
Confira: Medicina no SiSU 2026 - 10 maiores e menores notas de corte
Dicas de como usar a nota do Enem no SiSU 2026
A primeira dica destacada por Rafaela é sobre a importância do candidato conhecer bem as notas de cortes dos cursos do SiSU 2026 em que tem interesse de realizar.
A nota de corte é a média do último classificado dentro do número de vagas da opção de curso. Diariamente, o MEC libera as notas de corte parciais. A última classificação parcial sai na sexta-feira (23) pela manhã.
Rafaela enfatiza que as duas opções de curso devem ser utilizadas de forma inteligente. "O candidato pode optar por cursos diferentes ou pela mesma graduação em turnos, modalidades ou instituições distintas, ampliando suas chances de aprovação", afirma.
Além disso, é fundamental ficar atento aos pesos das áreas do Enem.
Caso não seja aprovado, o estudante deve agir estrategicamente ao definir qual opção entre as duas em que fez a inscrição será o curso da lista de espera. O resultado sai no dia 29 de janeiro e o prazo para manifestar online o interesse na lista de espera ficará aberto entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Lembrando que a convocação dos aprovados na lista de espera, bem como, as informações sobre locais, horários e dias de matrícula são divulgados nos sites das próprias universidades. O registro acadêmico dos aprovados em primeira chamada está marcado para acontecer a partir de 2 de fevereiro.
"O formato atual do SiSU favorece a aprovação, especialmente quando o aluno tem flexibilidade para considerar diferentes opções de curso. No entanto, a principal recomendação é equilibrar afinidade pessoal e estratégia. O candidato deve refletir sobre seus interesses, habilidades e projeto de vida, ao mesmo tempo em que analisa de forma realista sua nota em relação à concorrência do curso e da instituição desejados."
Rafaela Quintella
Crédito: Arquivo Pessoal.
É interessante que o candidato procure a grade curricular, o perfil profissional da formação, como também as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, argumenta a coordenadora.
Fique por dentro das carreiras e cursos no Guia de Profissões do Brasil Escola.
Veja: Passo a passo de como fazer a inscrição no SiSU 2026
Novidades do SiSU 2026
O SiSU 2026 será realizada em apenas uma edição no ano, como aconteceu nos últimos dois anos, e conta com as seguintes novidades:
Uso das notas do Enem no SiSU
Seleção do MEC passa a aceitar desempenhos dos últimos três anos, não somente mais da última edição. Ou seja, no SiSU 2026, será possível usar notas do Enem 2023, Enem 2024 e Enem 2025.
Para aqueles que fizeram mais de uma edição da prova, ao escolher uma opção de curso, o sistema reconhecerá qual a maior média ponderada para o curso selecionado.
Lembrando que a média ponderada é a nota calculada de forma automática considerando os pesos definidos pelas universidades para cada curso. Cursos como História e Jornalismo, podem ter pesos maiores na área de Ciências Humanas, quando comparado a cursos como Física e Química.
Visual do sistema de inscrição
O sistema de inscrição do SiSU sofreu uma repaginação e está muito semelhante às páginas oficiais do Governo Federal. A página segue a identidade visual aplicada nos ambientes digitais relacionados à administração pública federal:
Passo a passo de como se inscrever no SiSU 2026
Veja o passo a passo de como fazer a inscrição para o SiSU 2026 no vídeo abaixo:
A inscrição do SiSU 2026 é gratuita e realizada de forma totalmente online pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados da conta gov.br. O prazo para se inscrever ficará aberto entre 19 e 23 de janeiro.
O estudante pode indicar até duas opções de cursos com turnos/locais/instituições diferentes. Será possível alterar a opção de curso até o encerramento do prazo de inscrição. Notas de corte começarão a ser liberadas na terça-feira, 20 de janeiro.
Será necessário indicar a modalidade de concorrência ao se inscrever, se ampla concorrência ou cotas. Lembrando que o SiSU conta com metade de vagas reservadas para estudantes da rede pública de ensino e atende grupos como pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Leia mais: Como funciona as cotas no SiSU
Datas do SiSU 2026
A seguir, veja o calendário com as datas do SiSU 2026:
-
Inscrições: 19 a 23 de janeiro
-
Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
-
Matrículas da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
-
Convocação da lista de espera: a partir de 11 de fevereiro
Saiba mais informações e orientações no edital do SiSU 2026.
