A vida na rua como ela é
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros abaixo.
.jpg)
As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que 
a) as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram. 
b) as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, são aquelas que sabem ler e escrever. 
c) existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua. 
d) mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou. 
e) as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a decepção amorosa.
Gabarito: C
Resolução: 
a) Falsa. Nenhuma das informações contidas no texto ou nos gráficos nos leva a conclusão que a maioria dos moradores de rua que sobrevive de esmolas não possuem nenhum tipo de grau de instrução. A única informação a esse respeito nos diz que a a minoria dessa população sobrevive com a mendicância. 
b) Falsa. O universo de pessoas que sabem ler e escrever e possuem ensino fundamental completo ou incompleto não corresponde integralmente ao contingente de moradores de rua que tem acesso ao mundo da leitura e da escrita. 
d) Falsa. A afirmativa pode levar o candidato ao erro caso ele admita que os 0,7 % dos moradores que completaram o ensino superior correspondem à metade dos 1,4% que possuem curso superior completo ou incompleto. Entretanto, o enunciado da questão diz que de todo o universo de moradores de rua que ingressou no nível superior – ou seja, toda a população incluída naquele grupo de 1,4% – somente 0,7% destes terminou um curso superior. 
e) Falsa. Em nenhum ponto do enunciado da questão ou na informação dos gráficos é possível constatar que todos aqueles que moram na rua por motivo de desemprego necessariamente alegaram algum tipo de decepção amorosa. 
A correta: c) Verdadeira. Realizando a somatória do gráfico que aponta os motivos que levaram esses indivíduos a morarem nas ruas, observamos que a pesquisa trabalhou com um quadro de justificativas que, ao todo, atinge os 132%. Tal valor só poderia ser alcançado caso a pesquisa admitisse a escolha de justificativas múltiplas para os entrevistados. 
