As inscrições para o Enem 2025 abrem hoje, dia 26 de maio, e encerram no dia 6 de junho. O prazo para pagar a taxa (R$ 85) de inscrição também começa hoje, mas só encerra no dia 11 de junho.
O prazo para solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social é o mesmo prazo das inscrições. Nos dois dias de aplicação das provas, 9 e 16 de novembro, as provas começam às 13h.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou algumas mudanças para esta edição, além de haver datas de aplicação diferentes para as cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba.
Veja o edital completo do Enem 2025.
Novidades do Enem 2025
O Enem 2025 retornou a conceder diplomas de nível médio para candidatos maiores de 18 anos. Para conseguir o diploma será preciso:
- 
	Informar na inscrição o desejo de adquirir o diploma 
- 
	Completar 18 anos antes do 1º dia de provas (9/11) 
- 
	Conseguir nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas 
- 
	Tirar, pelo menos, 500 na prova de redação 
Outra novidade é a pré-inscrição dos alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio, conforme o ministro anunciou em um vídeo nas redes sociais. No edital, não é definido como será esta pré-inscrição dos alunos do 3º ano do ensino médio.
Por fim, a última novidade é em relação à aplicação em separado para as seguintes cidades paraenses:
- 
	Belém 
- 
	Ananindeua 
- 
	Marituba 
Isso acontece por conta da realização da COP 30 nas mesmas datas da aplicação regular do Enem. A aplicação nestes municípios será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Como solicitar atendimento especializado e nome social
Além das novidades, é bom saber quem tem direito de pedir atendimento especializado e tratamento pelo nome social antes de realizar a inscrição. As condições que concedem atendimento especializado são:
- 
	baixa visão, 
- 
	cegueira, 
- 
	visão monocular, 
- 
	deficiência física, 
- 
	deficiência auditiva, 
- 
	surdez, 
- 
	deficiência intelectual, 
- 
	surdocegueira, 
- 
	dislexia, 
- 
	déficit de atenção, 
- 
	Transtorno do Espectro Autista, 
- 
	discalculia, 
- 
	diabetes, 
- 
	gestante, 
- 
	lactante, 
- 
	idoso, 
- 
	estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica. 
São concedidas ferramentas de apoio e/ou permitidas a entrada de acompanhantes, será solicitado documentos que comprovem a sua situação. O nome social pode ser solicitado por pessoas transgêneros, não binárias e travestis, após registrarem o nome social no site da Receita Federal.
 
                    