MEC anuncia cursos prioritários para o FIES 2019

Cursos da área da Saúde, como Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, receberão a maior parte dos financiamentos.

Em 20/11/2018 14h51 , atualizado em 20/11/2018 15h04

Por Adriano Lesme
Crédito da Imagem: FIES
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 20 de novembro, do Diário Oficial da União as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) para 2019.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse aqui as regras do FIES 2019

O documento determina que as mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) tenham prioridade na oferta de financiamentos, o que beneficia as instituições localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

Nos cursos de Medicina, serão disponibilizadas todas as vagas dentro dos limites definidos no Termo de Participação de cada mantenedora. O FIES 2019 também vai priorizar cursos das áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior. Os cursos dessas áreas ficarão com 60% das vagas. Veja a distribuição:

Áreas prioritárias do FIES
Clique na imagem para melhor visualização
Áreas não prioritárias do FIES
Clique na imagem para melhor visualização

As instituições de ensino superior com conceito 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) continuam recebendo mais vagas. Faculdades com conceito 5 ficam com 35% das vagas, conceito 4 com 30%, conceito 3 com 25% e para os cursos recém-autorizados serão destinados 10% dos financiamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adesão

As instituições interessadas em oferecer vagas por meio do FIES, modalidade sem juros, devem assinar o termo de participação entre 3 e 14 de dezembro. Já os agentes financeiros que quiserem operar pela modalidade P-FIES, com juros, deverão se manifestar até 28 de novembro.

Entenda a diferença entre FIES e P-FIES

As inscrições para o FIES 2019 deverão abrir em fevereiro, depois dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). Para participar do FIES, entre outros requisitos, é preciso ter média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem ter zerado a redação. Serão aceitas as edições de 2010 a 2018 do Enem.

Relacionados


Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)

Como funciona o Sistema Fies

Entenda como funciona e saiba como acessar o Sistema Fies. Para se inscrever, renegociar parcelas, aditar contratos ou outras atividades relativas ao Fies, o estudante precisa conhecer cada parte do Sistema Fies.
Enem

Enem, SiSU, ProUni e FIES – entenda a diferença

Entenda a diferença entre o Enem, SiSU, ProUni e FIES e saiba qual o melhor programa para você.
Notícias

FIES 2019: confira o cronograma para o primeiro semestre

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) receberão inscrições entre os dias 5 e 23 de fevereiro de 2019. O cronograma do Edital do Fies 2019 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 9 de janeiro.
Notícias

FIES termina ano com o menor número de novos contratos desde 2010

Com previsão de 310 mil vagas, o Novo FIES terminou 2018 com menos de 85 mil contratos fechados. É o pior desempenho do programa desde 2010. No ano passado, foram ocupadas 175 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil, mais que o dobro do registrado esse ano.
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)

Fies 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 é um programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes que desejam financiar mensalidades de cursos de graduação oferecidos por instituições particulares de ensino superior. 
Notícias

Fies juros zero tem 100 mil vagas confirmadas para 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 terá oferta de 100 mil vagas anuais para a modalidade com juros zero. A informação faz parte de uma resolução publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) desta sexta-feira, 23 de novembro. 
Notícias

Fracasso em 2018, modalidade do FIES com juros terá mudança em 2019

Visando aumentar o número de contratos do P-FIES em 2019, o MEC promoveu uma mudança na modalidade. Agora, a média no Enem não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito.
Notícias

MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies 2018/2

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 24 de setembro, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. Os prazos de cadastro variam conforme a modalidade em que o participante está incluso.