Fuga ao tema na redação do Enem: saiba o que é e como evitar

A fuga ao tema se caracteriza quando a proposta temática não é mencionada de forma direta ou indireta durante o texto. Essa é uma das razões que leva a redação a ser zerada.

Por Jade Vieira
Foto de dois cadernos de provo do Enem e uma mão escrevendo em caderno. Texto: título
A redação deve ser conduzida de acordo com a frase temática.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
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A fuga ao tema da redação do Enem acontece quando o texto do participante não se relaciona com a frase temática apresentada no caderno de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A falta de referência direta à frase temática ou ao assunto geral pode ser caracterizada como fuga ao tema e faz com que a redação seja zerada pelo corretor.

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A leitura superficial da frase temática e dos textos motivadores, aliado à falta de planejamento podem ser algumas das causas da fuga ao tema. No entanto, o nervosismo e a pressão com o tempo de prova também possibilita falta de reflexão sobre o tema proposto.

Para evitar cometer a fuga ao tema da redação do Enem, o participante deve ler com atenção a proposta de tema e os textos motivadores. Também é importante evitar modelos prontos de redação, já que nem sempre eles se encaixam à proposta e podem parecer superficial.

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Cora Conte e Stephanie Liz, respectivamente.
Cora Conte e Stephanie Liz, respectivamente.
Crédito: Arquivo pessoal.

O que é fuga ao tema da redação do Enem?

Para entender o que é a fuga ao tema da redação do Enem é preciso saber que o texto de exame deve ser redigido de acordo com a proposta apresentada na frase temática. A coordenadora de redação o Poliedro Colégio Campinas, Cora Conte, detalha que a “fuga ao tema refere-se ao texto que não se relaciona ao assunto central mencionado nessa frase”.

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Liceu Pasteur Start Anglo Trilingual School, Stephanie Liz, aponta que até mesmo a falta de referenciação ao assunto geral da frase temática pode ser caracterizada como fuga ao tema. Tanto Stephanie quanto Cora destacam que a fuga ao tema pode levar à anulação da redação.

Stephanie ainda ressalta que é importante não confundir fuga ao tema com tangenciamento. Segundo ela, apesar de serem frequentemente utilizados como sinônimos, enquanto a fuga ao tema é ocorre quando o participante não aborda o tem em seu texto, o tangenciamento “ocorre quando o candidato aborda o tema de forma parcial, sem desenvolver de maneira consistente os elementos centrais da proposta.”

A professora explica que tangenciar um tema demonstra dificuldade na leitura e interpretação da frase temática e dos textos motivadores. Por consequência, isso compromete a construção da tese da redação dissertativo-argumentativa, bem como da argumentação, prejudicando especialmente na nota da Competência II.

Cora apresenta um exemplo de fuga ao tema com a redação do Enem 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, segundo a coordenadora, o participante deveria discorrer sobre o trabalho de cuidado realizado por mulheres, para não fugir ao tema.

No entanto, se fosse abordado “o trabalho em geral, assistência ofertada pelas instituições sem menção à pessoa que cuida ou o trabalho de cuidado executado exclusivamente por homens” a redação seria considerada com fora tema.

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O que leva a cometer fuga ao tema da redação do Enem?

A leitura superficial da proposta e falta de compreensão da frase temática podem levar à fuga do tema, segundo Cora. Ela explica que essas duas prátias fazem com que o participante não apresente o elemento central do tema em nenhum momento do desenvolvimento.

Stephanie acrescenta a falta de planejamento do texto à razões que levam à fuga ao tema. Segundo ela, escrever sem organizar as ideias pode fazer com que o participante cometa desvios ao longo do texto, comprometendo a coerência da argumentação.

Stephanie ainda aponta que o uso de modelos prontos de redações pode causar a fuga ao tema, a professora explica que a prática de ensinar redações ‘perfeitas’ tem se tornado comum nas redes sociais. No entanto, ao tentar encaixar o modelo decorado em qualquer tema faz com que o participante force conexões artificiais e que não se sustentam.

Além disso, a professora ainda destaca que a ansiedade e o nervosismo também atuam como influência negativa. Stephanie explica que, diante da pressão contra o tempo, o participante escreve de forma apressada e pouco reflexiva, o que favorece a fuga ao tema por falta de atenção, clareza e profundidade.

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Como evitar a fuga ao tema da redação do Enem?

Para Stephanie, o primeiro passo para evitar a fuga ao tema é ler com atenção a proposta e os textos motivadores. A professora explica que, mesmo que pareca algo simples, muitos participantes passam por essa etapa rápido demais e acabam não compreendendo o recorte da frase temática. “Uma leitura cuidadosa, com calma, ajuda a evitar interpretações equivocadas e garante que o estudante saiba exatamente sobre o que precisa falar", explica Stephanie.

O segundo passo indicado por Stephanie é destacar as palavras-chave do tema, para que possam seguir como guia na construção dos argumentos. A partir disso o participante poderá delimitar a tese e organizar os parágrafos, conectando-os diretamente ao tema, para manter uma linha de raciocínio coerente do início ao fim.

Essa etapa faz parte do planejamento do texto e, ao elaborar um rascunho, o participante poderá desenvolver os principais pontos e evitar desvios, garantindo, assim, maior clareza e organização. Stephanie ainda alerta sobre o uso de fórmulas prontas, segundo ela, cada tema exige uma abordagem própria. O uso de um modelo de redação pode parecer artificial e prejudicar a nota.

Caso o participante perceba uma fuga ao tema durante a produção do texto, Cora sugere uma articulação entre o tema da proposta e o assunto já discutido na redação. No entanto, a coordenadora lembra que isso terá impacto na nota final da redação.

Para essas situações, Stephanie sugere que o participante o fechamento do parágrafo de desenvolvimento, reforçando de maneira clara e direta a conexão das ideias apresentadas com o recorte temático proposto. No entanto, se a fuga estivar muito grava, presente já na introdução e dominar grande parte do texto, o mais indicado é recomeçar, para evitar que a redação seja zerada.

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Dicas para evitar a fuga ao tema

Confira 5 dicas para evitar a fuga ao tema da redação do Enem, segundo a coordenadora de redação o Poliedro Colégio Campinas, Cora Conte:

  • Identifique a frase temática em destaque na proposta e grife as palavras-chave;

  • Leia a coletânea atentamente para compreensão da abordagem do tema;

  • Planeje seu texto antes de iniciar a escrita da redação, buscando garantir que todas as partes da redação abordem o recorte temático;

  • Elabore o ponto de vista defendido na dissertação a partir da frase temática e use todas as palavras-chave do tema já no parágrafo de introdução;

  • Revise seu texto antes de passar a limpo a fim de se certificar de que o tema foi abordado corretamente.

Confira 8 exemplos de redação nota 1000

Exemplos de redação com fuga ao tema

Confira os seguintes exemplos de redações que fugiram do tema proposto pela frase temática, dados pela plataforma Redação Nota 1000:

  • O texto a seguir deveria ter abordado o tema "O trabalho infantil e a evasão escolar". Porém, a redação apresenta apenas a problemática da invasão escolar, caracterizando fuga ao tema.

A música “Pumped Up Kicks”, da banda Foster the People, mesmo com um ritmo animado, se refere a casos de violência nas escolas, como ocorreu algumas vezes nos Estados Unidos. Infelizmente, esses casos não se limitam a outros países, já que aconteceram invasões escolares no Brasil, como em Suzano. Desse modo, é importante debater como combater a problemática.

Primeiramente, é importante combater o bullying. Devido aos abusos sofridos pelos alunos, eles podem querer voltar e se vingar daqueles que permitiram ou causaram essas situações. Por exemplo, no filme “O Extraordinário”, Auggie é maltratado por seus colegas, um problema que também acontece na vida real. Assim, em busca de uma falsa justiça, vítimas podem querer invadir escolas para atacá-las, mas isso não repara o sofrimento.

Além disso, para prevenir invasões escolares, é preciso investir em segurança pública, evitar a facilidade de obtenção de armas de fogo e realizar um monitoramento desse tipo de dispositivo na entrada das escolas. Isso poderá diminuir os riscos e tornar as escolas mais seguras, pois a segurança pública é garantida na Constituição.

Portanto, as escolas devem apoiar as vítimas de bullying e ter um psicólogo para ajudar essas pessoas, além de conscientizar os agressores. Também é importante o Governo Federal fornecer equipamentos de detecção de metais e fiscalizar a venda de armamento, para evitar riscos de invasões nas escolas.

  • O texto a seguir deveria ter abordado o tema "Origens e consequências do preconceito de classe no Brasil". Contudo, o conceito de classe foi interpretado apenas no sentido de turma escolar, gerando fuga ao tema.

No filme “Harry Potter”, observa-se que existe certa competitividade entre as casas de Hogwarts. Do mesmo modo, existem fora da ficção situações em que grupos de estudantes, turmas e segmentos diferentes podem ver colegas como competição, o que pode gerar episódios de bullying e dificuldades em aspectos sociais, produzindo consequências para toda a população.

As diferenças entre grupos na escola podem gerar afastamento daqueles que são de outros segmentos. Isso pode ser associado ao Mito da Caverna de Platão, em que, no ambiente estudantil, é prejudicial se manter isolado em uma “caverna”, sem compreender que, mesmo com diferenças, é importante ter uma perspectiva que valorize as diferenças. Desse modo, é preciso aprender desde o ensino básico a respeitar as diferenças.

Além disso, há também o aspecto de competição. Do mesmo modo que existem disputas como nos jogos interclasse em algumas escolas, alguns não compreendem que essa divisão não justifica atitudes antiéticas para alcançar uma vitória, o que, muitas vezes, acontece também fora das escolas.

Dessarte, as escolas devem criar projetos de integração entre as turmas e anos, para que os alunos tenham consciência sobre a importância de compreender a empatia e o respeito. Com isso, será possível haver mais cooperação na sociedade.