Candidatos selecionados no primeiro e segundo semestre de 2026 do Fies com inscrições postergadas podem complementar a inscrição até amanhã, 16 de janeiro, por meio da página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Faça complementação das inscrições postergadas do Fies 2026!
Após esse procedimento, os candidatos devem validar as informações nas instituições para as quais foram selecionados e com os agentes financeiros. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não precisam comprovar renda.
A seleção no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é feita utilizando as notas do Exame nacional do Ensino Médio (Enem). O Fies permite que estudantes faça o financiamento das mensalidades em cursos de graduação em faculdades privadas.
Leia também: Resultado do Enem 2025 é divulgado nesta sexta (16); saiba onde utilizar notas
Complementação das inscrições postergadas do Fies 2026
O período de complementação das inscrições postergadas do Fies 20265 é de 14 a 16 de janeiro. A complementação é realizada pelo link do FiesSeleção, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Após a complementação, os candidatos devem:
-
Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em até cinco dias úteis, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição no Fies;
-
Validar as informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA.
Candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa, e inscritos no CadÚnico não precisam comprovar renda na CPSA, no entanto, é preciso validar as demais informações solicitadas. Esses candidatos podem solicitar o financiamento de até 100% da mensalidade cobrada pelas instituições de ensino superior.
Quem pode participar o Fies 2026?
Para participar do Fies 2025.2 o candidato deve atender às seguintes condições:
-
Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
-
Estar inscrito no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
Para utilização do Enem, é preciso que o participante tenha obtido nota mínima de 450 em cada área do conhecimento e não ter zerado a redação.
Fies Social
O Fies Social é uma novidade implementada em 2024, essa ação reserva 50% das vagas para inscritos no CadÚnico e possibilita 100% de financiamento do curso de graduação presencial em universidades privadas de todo país.
Para concorrer ao Fies Social, é preciso que o candidato tenha renda familiar per capita de meio salário-mínimo e seja inscrito no CadÚnico.
Veja também: Tire todas as suas dúvidas sobre o Fies.
