O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 09 de julho, as datas de inscrição para o Fies do segundo semestre de 2025. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda, dia 14, até o dia 18 de julho.
Os candidatos devem se inscrever por meio do FiesSeleção. A partir do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025.2 estudantes podem financiar a mensalidade de cursos de graduação presencial em universidades privadas.
A determinação da quantia que será financiada é feita com base na renda familiar mensal bruta do estudante, é possível financiar até 100% da mensalidade. 50% das vagas são destinadas ao Fies Social.
O edital do programa ainda não foi divulgado, mas é esperado que saia ainda nesta quarta-feira.
Leia também: entenda a diferença de Enem, SiSU, ProUni e Fies
Quem pode se inscrever no Fies 2025.2?
As inscrições para o Fies 2025.2 podem ser feitas de 14 a 18 de julho.
A ação é destinada para estudantes que não tenham concluído o ensino superior. Além disso, não é possível que estudantes inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo recebam um novo financiamento.
Para receber o benefício do Fies 2025.2 o candidato deve:
-
Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
-
Ter sido selecionado pelo processo seletivo do Fies, conduzido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
Saiba como utilizar o Enem no Fies 2025.2.
Crédito: Divulgação/MEC
O que é Fies Social?
O Fies Social é uma novidade implementada em 2024, essa ação reserva 50% das vagas e possibilita 100% de financiamento do curso de graduação presencial em universidades privadas de todo país.
Para concorrer ao Fies Social, é preciso que o candidato tenha renda familiar per capita de meio salário-mínimo e seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).