Estudantes de escolas de ensino integral tiveram notas maiores que os demais alunos no Enem 2024, aponta estudo. Levantamento foi realizado pelo Instituto Sonho Grande a partir de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de escolas estaduais.
Entre os destaques está a diferença na nota da redação. A produção textual tem valor de 0 a 1.000 pontos. Alunos de escolas de tempo integral tiveram 12 pontos a mais, em média, se comparado aos demais estudantes.
Ao levar em consideração as escolas com 100% das matrículas do tipo integral, essa diferença sobre para 27 pontos na prova discursiva do exame.
Em Matemática, no Enem do ano passado, a diferença em relação às escolas regulares é de 5 pontos.
"Os dados do Enem evidenciam o que já vínhamos observando em outras avaliações: o Ensino Médio Integral tem impacto direto na aprendizagem dos estudantes. Ao combinar mais tempo na escola com um modelo de ensino estruturado mais conectado às necessidades dos jovens, o integral cria condições concretas para que os jovens avancem nos estudos e ampliem suas possibilidades de futuro."
Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Instituto Sonho Grande
Crédito: Divulgação.
Chegue mais preparado nas provas com a Jornada do Enem!
Confira também: Programa Escola em Tempo Integral é instituído; entenda
Análise regional
O estudo evidenciou as diferenças das notas considerando as regiões brasileiras. No caso do Nordeste, estudantes de escolas de ensino integral conquistaram uma média de 18 pontos a mais (nas cinco provas) e na redação a diferença foi de 48 pontos.
Confira alguns resultados estaduais:
Pernambuco: na redação, diferença na nota de redação é de 68 pontos a mais em alunos de escolas com oferta 100% integral.
Ceará: 98 das 100 escolas estaduais com as maiores notas do Enem contam com oferta do ensino médio integral.
Paraíba: 84 das 100 instituições escolares estaduais com os melhores desempenhos oferecem o ensino médio integral.
Vale destacar que o estudo utilizou os microdados do Enem 2024, levando em consideração escolas exclusivamente estaduais com ao menos 10 estudantes que participaram do exame nesta edição. Instituições direcionadas à Educação Profissional e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) não foram analisadas.
O Instituto Sonho Grande reforça que são categorizadas como escolas com Ensino Médio Integral (EMI) aquelas com ao menos uma turma com carga horária semanal a pelo menos 35 horas, seguindo declaração no Censo Escolar 2024.
Crédito: José Cruz / Agência Brasil.
Alunos do ensino integral com maior participação no Enem
Pesquisa realizada pelos economistas Naercio Menezes Filho e Luciano Salomão em parceria com o Instituto Natura mostra também benefícios relacionados ao modelo de ensino.
Neste levantamento foram analisados dados do Enem 2019 que indicam uma participação maior de 16,5% por alunos matriculados em instituições de ensino integral. As diferenças das notas chegaram a 29 pontos na redação.
Enem 2025
O Enem 2025 acontecerá em dois domingos consecutivos nos dias 9 e 16 de novembro. Por conta da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), o exame será realizado em datas diferentes nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A avaliação será composta da seguinte forma:
1º dia | 90 questões objetivas + redação
-
45 questões de Ciências Humanas
-
45 questões de Linguagens
-
Redação
2º dia | 90 questões objetivas
-
45 questões de Ciências da Natureza
-
45 questões de Matemática
Estude por meio das provas anteriores do Enem.