O recifense Caio Braga (18) foi um dos estudantes que conquistaram a nota 1.000 na redação do Enem 2025. O tema da última edição abordou o envelhecimento na sociedade brasileira.
Atualmente o jovem estuda Ciências da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com uma rotina equilibrada de estudos com lazer, o jovem realizava produções semanais de redação com orientação de professores de seu colégio e aproveitava as noites para estudar em casa.
O resultado do desempenho dos candidatos do Enem 2025 foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Inep.
"Nunca deixei de sair com os amigos para estudar, para ficar me privando, sabe? Desviver. Então, sempre tentei manter uma rotina de estúdios muito equilibrada. Acho que o meu principal alvo foi fazer isso, é equilíbrio e saúde mental".
Caio Braga
Ele atua como mentor na escola onde estudou auxiliando os alunos do terceiro ano e fez o Enem para testar seus conhecimentos e ajudar na orientação da mentoria.
Ao Brasil Escola, Caio conta como foi sua trajetória de estudos e compartilha dicas aos estudantes que pretendem fazer o Enem.
Crédito: Divulgação.
Veja também: 1º lugar em Inteligência Artificial na UFG dá dicas para candidatos do Enem
Tema da redação do Enem 2025 sobre envelhecimento
Quando abriu o caderno de provas do Enem 2025 e leu a proposta temática da avaliação, teve uma impressão inicial que parecia diferente, mas ao ler os textos de apoio, sentiu-se confortável para produzir o texto.
Disse que gostou do tema e que compreendeu o que estava sendo solicitado pela prova.
Os textos de apoio são apresentados na própria prova e dão suporte aos candidatos na produção da redação. Confira quais foram os textos motivadores da redação de 2025.
Saiba mais: O que é e quais as causas do envelhecimento populacional no Brasil?
Rotina de estudos para o Enem
Caio conta que não tinha uma rotina de estudos bem definida. Sempre buscava pautar a sua rotina com que ele sentia mais necessidade no momento, no dia a dia.
Desde o início do ensino médio, Caio estudou para o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE). Isso o ajudou a consolidar uma boa base nos conteúdos cobrados e exigidos em provas de acesso ao ensino superior como é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ia para as aulas pela manhã, com poucos dias sendo necessário ficar no período vespertino. Ele conta que costumava descansar e dormir pelas tardes para estudar à noite, mas sem "virar a noite". O quadro em seu quarto foi um fiel companheiro na hora dos estudos.
O recifense se preocupa com o cuidado físico do corpo. Ao longo do ensino médio jogou no time de futsal da escola e não deixou de frequentar a academia com prática de musculação.
Durante o ensino médio no Colégio Núcleo de Recife (PE), realizou as atividades do Laboratório de Redação que consiste em uma dinâmica de correção semanal de redação. O jovem cita que esta iniciativa contava com um suporte de professores que se dedicavam à orientação dos textos.
Crédito: Arquivo.
Dicas para a redação do Enem
Em relação a dicas para os estudantes que pretendem fazer o Enem 2026, o pernambucano enfatiza a importância de ter muita intensidade, profundidade e levar o processo de preparação com seriedade.
É preciso, segundo ele, não ficar na superfície e buscar de fato o conhecimento pelo que ele é, "entender as coisas de verdade faz muito bem para que você consiga realizar os vestibulares bem".
Um ponto destacado pelo estudante se refere à saúde mental. Nesse sentido, ele reforça a necessidade dos candidatos manterem cuidados para a saúde, "eu nunca abri mão de me sentir bem para estar estudando".
Com isso, ele pontua que não deixou de sair com os amigos aos finais de semana para manter uma rotina equilibrada de estudos com lazer. Ele enfatiza que teve uma boa base de estudos que permitia a ela sair com mais frequência e sabe que isso não é a realidade de todo mundo.
Participação em olimpíadas científicas
Caio também chegou a participar de olimpíadas científicas, como a Olimpíada Nacional de História do Brasil e a Olimpíada de Matemática, realizadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No próprio colégio em que estudou contou com aulas específicas para esse tipo de avaliação. Nesse preparatório contou com orientações aprofundadas em disciplinas como Matemática, Física e Química.
Lembrando que as olimpíadas do conhecimento como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) possibilita aos medalhistas concorrerem a vagas específicas em instituições de ensino superior como a Universidade de São Paulo (USP).
Veja: O que são e como participar das olimpíadas científicas?
Como a redação do Enem 2025 foi corrigida?
A correção da redação do Enem 2025 leva em consideração cinco competências, que valem até 200 pontos cada. Veja:
-
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
-
Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Saiba mais: Dicas para fazer uma redação nota mil
