O prazo de inscrição do Enem-Unicamp 2026 termina na próxima segunda-feira, 20 de outubro. São oferecidas 341 vagas para estudantes de escolas públicas.
Faça inscrição para Unicamp via Enem 2026
Nesta edição, o processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conta com novidade, a inclusão de pessoas transgêneros na reserva de vagas.
Serão aceitas as notas do Enem 2025, que acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro. Para estudantes de cidades como Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-30).
Veja também: Fuvest oferece programa de suporte psicológico para candidatos do vestibular
Como funciona o Enem-Unicamp 2026?
O Enem-Unicamp 2026 é a seleção que permite ingresso na instituição por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Será possível se inscrever tanto neste processo quanto para as provas do vestibular.
Para se inscrever é necessário acessar o site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). O prazo de inscrição estará aberto entre os dias 1º e 20 de outubro
Poderão participar somente:
-
Candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas;
-
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
-
Pessoas com Deficiência (PcD);
-
Pessoas transgêneros.
Serão aceitas inscrições de participantes que obtiveram a certificação do ensino médio por meio do Enem ou exames oficiais. A Comvest exige documentação específica para comprovação da condição informada no caso da modalidade de cotas.
Resultado deve sair em janeiro de 2026. Estudantes que foram isentos da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp também da seleção via Enem.
Crédito: Antoninho Perri.
Vestibular 2026 da Unicamp
O Vestibular 2026 da Unicamp está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 1º de setembro. Exame ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira no dia 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Local de prova da 1ª fase já está disponível
Primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Os estudantes terão de resolver provas objetivas com:
-
12 questões de Matemática
-
12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 questões de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia (para cada uma das matérias);
-
3 questões de Filosofia;
-
3 questões de Sociologia.
Será necessário atingir 550 pontos, no mínimo, para ser selecionado para a segunda fase. Além disso, a quantidade de candidatos convocados dependerá do número de vagas disponíveis. Esse cálculo pode ser encontrado na página 20 do Manual.
Segunda fase do Vestibular 2026 da Unicamp
Na segunda fase, os participantes terão de:
1º dia de provas
-
Escrever uma redação, a partir de duas propostas de texto, que será definido apenas um tipo para a produção;
-
6 questões abertas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
2 questões abertas de Língua Inglesa e duas de Ciências da Natureza.
2º dia de provas:
-
Uma parte comum a todos os candidatos com 6 questões discursivas de Matemática (cursos de Exatas/Tecnológicas) e 4 questões para os demais;
-
Prova interdisciplinar com duas questões discursivas de Ciências Humanas; Questões de Conhecimentos Específicos em que a quantidade de cada disciplina depende da área de curso escolhida.
Estude por meio das provas anteriores da Unicamp
Saiba mais detalhes no Manual do Candidato da Unicamp 2026.