Enem: Instituições certificadoras terão que divulgar nome e dados de participantes

Decisão tem objetivo de garantir a validade dos certificados de conclusão do Ensino Médio.

Em 29/04/2014 17h04 , atualizado em 30/04/2014 07h41

Por Jessica Gonçalves Pereira
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 29 de abril, a Portaria nº 179, que inclui uma nova exigência no processo de certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora as secretarias estaduais de educação e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que certificam candidatos, deverão publicar os nomes e dados dos participantes do processo. A publicação deve ser feita no Diário Oficial da União ou do Estado ou em sistemas eletrônicos com acesso público.

Receba conteúdos para o Enem no seu celular

A alteração visa garantir o reconhecimento nacional dos certificados. Apesar da nova exigência, caberá às instituições certificadoras definir os procedimentos complementares em relação a emissão e entrega do certificado ou da declaração parcial de proficiência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio pelo Enem, o participante deverá indicar a pretensão no momento da inscrição. Para ter direito ao documento o estudante deve ter no mínimo 18 na data da prova, obter 450 pontos ou mais em cada uma das áreas de conhecimento do exame e ao menos 500 pontos na Redação.

Confira todas as orientações nesta páginaA Portaria do Inep nº 179/2014, foi publicada no Diário Oficial da União. 

Por Jéssica Gonçalves
Com informações do Inep