O Enem 2025 terá três questões anuladas, conforme nota divulgada na tarde desta terça-feira, 18 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A anulação dos itens acontece após a polêmica sobre um suposto vazamento de prova denunciado por estudantes e candidatos.
Em live feita no Youtube dias antes do segundo dia do Enem deste ano, Edcley Teixeira, que se diz ser estudante de Medicina e atua como "mentor" para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentou questões semelhantes às cobradas no último domingo (16). Edcley afirma que o conteúdo mostrado foi inspirado nas questões da prova Prêmio Capes Talento Universitário.
Segundo o Inep, a equipe técnica que participa da montagem do exame analisou as circunstâncias e decidiu por anular três questões.
A instituição reforça que nenhuma questão apresentada antes do Enem é idêntica ao do exame. O que ocorreu foram "similaridades pontuais entre os itens".
O Ministério da Educação (MEC) enfatiza ainda que acionou a Polícia Federal (PF) para a apurar a "conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade".
Até o momento, o Inep não especificou quais são as questões anuladas e de que disciplinas são.
A metodologia que determina a nota do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema exige que as questões sejam pré-testadas por estudantes. Os alunos que respondem a esses itens não têm conhecimento de que são pré-testes para o Enem e que essas questões podem ser cobradas no Enem.
Leia também: Enem 2026 irá avaliar qualidade do ensino médio, anuncia MEC
Nota do Inep sobre anulação de três questões do Enem 2025
Confira na íntegra a nota sobre a anulação de três questões do Enem 2025, após suposto vazamento.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
Confira também: Professor lista cinco questões mais difíceis de Matemática do Enem 2025
Números do Enem 2025
Confira números da aplicação do primeiro dia do Enem 2025:
-
30% de abstenção média nos dois dias de exame
-
1.805 municípios
-
Mais de 12 mil locais de prova
-
164.906 salas de aplicação
-
Mais de 300 mil colaboradores envolvidos
Como foram as provas do segundo dia do Enem 2025?
Assista a seguir o comentário sobre as provas do segundo dia do Enem 2025 de Raul Celestino de Toledo, coordenador pedagógico do Poliedro Curso:
