O tema da redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O tema foi divulgado pelo ministro da educação, Camilo Santana, na tarde deste domingo, 9, por meio das redes sociais.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é aplicado neste final de semana e no próximo, 16 de novembro. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido ao evento sobre mudanças climáticas, COP 30.
Para o autor e professor de Língua Portuguesa do Colégio e Sistema pH, Thiago Braga, esse é um tema que precisa ser desenvolvido a partir da coletânea. Segundo o professor, a partir desses textos que o participante poderá definir um direcionamento a ser seguido.
Thiago exemplifica o tratamento do idoso, a questão previdenciária, o preconceito com idoso e etarismo como direcionamentos a seguirem a partir da coletânea. O professor ainda julga o tema como necessário, já que a estimativa é que para 2070 quase 40% da população brasileira seja idosa, segundo dados da Agência Governamental Brasileira.
Leia também: tema da redação do Enem 2025 trata sobre envelhecimento
Tema da redação do Enem 2025
O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Victor Matheus dos Santos, professor de Redação do Colégio Oficina do Estudante, destaca que o tema deste ano traz um assunto muito importante, mas com uma abordagem diferente dos últimos anos, que utilizaram “Desafios”.
Segundo Victor é possível problematizar as perspectivas não positivas acerca do envelhecimento, atribuídas a diversas razões, como a falta de assistência social do Estado ou a valorização da juventude em uma sociedade que preza pela produtividade cada vez maior. Além de trazer possíveis consequências desse cenário.
Apesar de como se abordar o tema, Victor aponta que “com esse tema, o Enem nos mostra mais uma vez seu olhar apurado para um tópico tão sensível em nossa sociedade, mas que - por vezes - não estão nos holofotes”.
Essa característica também é observada pela coordenadora geral de redação do Poliedro, Gabrielle Cavalin. A coordenadora ainda destaca que esse é um grupo esperado há muito tempo como temática centra da redação do exame.
Gabrielle lembra que recentemente a Prova Nacional Docente (PND) também abordou questões de idade. No entanto, ela aponta que enquanto a PNA seguiu a temática de etarismo, o Enem focou na questão do envelhecimento da população, temas que são distintos, mas complementares.
Correção comentada e gabarito extraoficial do Enem 2025
O Brasil Escola disponibilizará após a aplicação das provas do Enem 2025, nos dias 9 e 16 de novembro, a correção comentada e o gabarito extraoficial do exame.
A correção será realizada pelas equipes do Curso Anglo e poderá ser conferida em tempo real no link abaixo:
Confira a página da correção comentada e gabarito extraoficial do Enem 2025!
Comentários pós-provas do Enem 2025
Logo após a realização das provas do Enem 2025, nos dois domingos do exame, o Brasil Escola e o Statera Cursos e Vestibulares farão live com comentários e análise das questões.

A transmissão acontecerá no canal do Youtube do Brasil Escola a partir das 19h30.
Como é a prova do Enem 2025?
A prova do Enem 2025 é dividida em áreas do conhecimento. O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa.
Confira a composição das provas do Enem 2025 por dia de aplicação:
-
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
-
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Estude para o segundo dia do Enem 2025 com provas de edições anteriores.
Datas do Enem 2025
Confira o cronograma do Enem 2025:
-
Inscrições: 26/05 a 13/06
-
Pedidos de atendimento especializado: 26/05 a 13/06
-
Pagamento da taxa de inscrição: até 27/06
-
Resultado preliminar do atendimento especializado: 20/06
-
Provas: 09 e 16/11
-
Provas em Belém, Ananindeua e Marituba - PA: 30/11 e 07/12
-
Resultado: 16/01/2026
Conheça a Jornada do Enem, uma página interativa que auxilia os estudantes a chegarem mais preparados para as provas.
